14 out 16h43

Dom Leonardo é homenageado no Salão de Fotografias da Casa de Cultura

O Bispo Emérito Dom Leonardo de Miranda Pereira foi o escolhido pela população no ano de 2020 para ter sua fotografia eternizada no Salão da Casa de Cultura de Paracatu, além de registro no Livro de Ouro.

O salão de fotografias da Casa de Cultura já conta com nomes como do saudoso radialista Ed Guimarães, do ex-Ministro do STF Joaquim Barbosa, do ex Ministro de Ciência e Tecnologia Jorge Israel Vargas, Firmina Santana, Dedé da Farmácia dentre outros, e o escolhido do ano de 2020 para ser homenageado como Personalidade do Ano foi Dom Leonardo devido a sua história na cidade.

Durante o seu Episcopado à frente da Diocese de Paracatu, Dom Leonardo deixou várias marcas, entre elas o grande trabalho de evangelização, criando 20 novas paróquias, ordenando 50 Padres, um destes hoje já Bispo, Dom Benedito de Presidente Prudente, deixando também um grande legado social, quando doou mais de mil lotes, parte da Chácara dos Padres para a criação de um projeto habitacional para famílias carentes, onde hoje é o Bairro Bom Pastor.

O descerramento da placa no salão de fotografia da Casa de Cultura será na quinta-feira 15/10 sem presença de público e na terça-feira dia 20 de outubro será lançado nas redes sociais um vídeo com a transmissão da solenidade além de vídeos com homenagens de amigos e familiares.

Biografia do Homenageado

Dom Leonardo nasceu em Diamantina MG, em 31 de maio de 1936, oitavo filho do casal Antônio Gabriel Pereira e Maria Nilda de Miranda Pereira. Fez os estudos primários no Grupo Escolar Mata Machado. Com 11 anos, entrou para o Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Diamantina, onde realizou o Curso de humanidades, a filosofia e a teologia.

No dia 08 de Dezembro de 1959, é ordenado Padre na Catedral de Diamantina pelo Arcebispo Dom José Newton de Almeida Batista. Começa então seu ministério presbiteral. Foi Vigário Paroquial em Sabinópolis (1960-1961) e Guanhães (1962). Em Agosto de 1962, torna-se pároco em Couto Magalhães de Minas.

Em Janeiro de 1964, foi transferido para a Paróquia São Sebastião em São Sebastião do Maranhão, onde residiu por 15 anos. Durante esse período, ausentou-se duas vezes de sua paróquia,
  sem deixa-la formalmente, A primeira vez, por um semestre, durante o período de férias premio,  assumiu a reitoria do Colégio São João Batista, da Mitra Diocesana, em Pirapora, no ano de 1974. Depois, em 1977, também por um semestre, assumiu o ofício de Reitor Interino do Seminário Arquidiocesano de Diamantina.

Em 19 de Março de 1978, num domingo de Ramos, tomou posse da Paróquia S. Miguel e Almas de Guanhães, pelo período de oito anos e meio. Juventude e catequese foram os destaques de seu ministério paroquial em Guanhães. Nesse período, o Arcebispo de Diamantina o incumbiu de preparar o minucioso e exigente processo canônico da criação da Diocese de Guanhães, ereta em Dezembro de 1985 e instalada oficialmente no dia 1º de maio de 1986. Foi justamente nesse dia 1º de maio de 1986 que o Sr. Núncio Apostólico, Dom Carlo Furno, que tinha ido a Guanhães para a instalação da Diocese e posse do 1º Bispo Diocesano, anunciou e confirmou pessoalmente a Dom Leonardo sua nomeação como Bispo de Paracatu. Mas a notícia de sua nomeação só veio a público no dia 14 de maio.

Dom Leonardo foi ordenado bispo no dia 09 de agosto de 86 em Guanhães-MG, tendo como consagrantes Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo de Belo Horizonte, e Dom Antônio Felipe da Cunha, Bispo diocesano de Guanhães. No dia 14 de setembro, solenidade da Santa Cruz, Dom Leonardo toma posse como 3ºbispo Diocesano de Paracatu. Convém lembrar que Dom Eliseu governou esta Igreja apenas
  Prelazia Nullius, razão por que Dom Leonardo se considera terceiro bispo diocesano. Diante de uma realidade muito difícil – o pequeno número de sacerdotes na Diocese  – a primeira investida pastoral de Dom Leonardo foi a promoção das vocações sacerdotais. Para tanto instituiu a OVS­ (Obra das Vocações Sacerdotais) colocando toda a diocese em clima de contínua oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, pois “Vocação é a resposta de Deus á comunidade orante” (CNBB) E Deus atendeu a oração do povo.

Dom Leonardo se alegra de já ter ordenado 47 sacerdotes, observando que num arco de 57 anos que antecederam sua chegada a Paracatu foram ordenados apenas dois sacerdotes. Num momento de grande inspiração e coragem, convidou Pe. Alfonso Pastore para trabalhar na diocese na implantação das Comunidades Eclesiais, rosto pastoral característico de nossa Igreja Particular. Animou e incentivou incansavelmente a criação das inúmeras pastorais que trouxeram vida e renovação á nossa diocese. Atualmente, é Bispo de referência Nacional da Pastoral do Menor.

Criou a Escola Diaconal, a Cáritas Diocesana – hoje referência no Regional Leste II­ – ampliou a Rádio Juriti e determinou a reforma e ampliação do Seminário João XXIII, elevando-o á condição de Seminário Diocesano João XXIII, com o Curso Propedêutico e o Curso de Filosofia. No âmbito de promoção social, o maior destaque é o Projeto Bom Pastor, obra de grande envergadura social, com atendimento a mais de 1.000 lotes distribuídos aos “sem teto” de Paracatu. Criou 16 novas Paróquias e revitalizou as pastorais por toda Diocese. Instituiu as cinco Foranias.

Propôs e conseguiu dos órgãos da Santa Fé a criação da Província de Montes Claros. Sua maior alegria é ter ordenado Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano de Presidente Prudente SP. São 25 anos á frente da Diocese de Paracatu. Num olhar de relance, revendo o passado e tendo diante dos olhos a situação atual, Dom Leonardo gosta de parafrasear uma expressão de Frei Pio Baars 0. Carm. ( já falecido) :
“ a Diocese já não é mais aquela”.

 
Atualização: Veja abaixo matéria da TV Minas Brasil 
https://www.youtube.com/watch?v=rH_yy2W3eyU



*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)

---------------------------------------------------------------  
facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio  briga entre famílias acaba com um morto e uma mulher ferida em paracatu jovem de 24 anos e a 27ª vítima fatal da covid-19 em paracatu apac voley camila esporte

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti