17 set 10h26

Noroeste e Triângulo Norte avançam para Onda Amarela do Minas Consciente

As macrorregiões Noroeste de Minas e Triângulo Norte foram inseridas em novas ondas do programa Minas Consciente após reunião semanal realizada nesta quarta-feira (16), pelo governo estadual. As novas classificações passam a valer no próximo sábado (19).

Na decisão desta quarta, o governo estadual também autorizou a retomada de aulas práticas de cursos de saúde com atendimento direto à população. Já a classificação das microrregiões não foi informada. Segundo o governo estadual, a atualização das ondas das microáreas será divulgada na tarde desta quinta-feira (17).

Macrorregião

De acordo com o Estado, o Triângulo Norte e o Noroeste avançaram para a Onda Amarela, pois apresentaram estabilidade do número de casos e óbitos, seguindo a tendência de queda desses índices. Na última semana, ambas estavam na Vermelha. Já o Triângulo Sul manteve os bons índices epidemiológicos e permaneceu na Onda Verde.

"Só tivemos boas notícias. Nenhuma região regrediu. O que nós tivemos foram apenas movimentos positivos. O número de casos e número de óbitos no Estado continua declinando”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).

Cursos de saúde

Ainda de acordo com o Estado, as aulas práticas de cursos de saúde com atendimento direto à população poderão ser retomadas a partir da Onda Vermelha. A atividade foi considerada como essencial e a retomada também poderá ocorrer a partir de sábado.

Os cursos deverão seguir os protocolos e as normas técnicas elaboradas para profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. 

“A suspensão das aulas práticas dos cursos de saúde que possuem atendimento direto à população podem trazer prejuízo para parcela das pessoas carentes. O foco dessa liberação é ampliar a capacidade de assistência”,
explicou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Entenda a classificação das ondas nas regiões

A reformulação do "Minas Consciente" ocorreu no final de julho após consulta pública. Na ocasião, as macrorregiões Triângulo do Norte e Triângulo do Sul foram inseridas na "Onda Amarela" e a macrorregião Noroeste, na "Onda Vermelha".

A principal mudança foi em relação às ondas, que foram reduzidas para três. Agora, as cores funcionam como um semáforo: Onda Vermelha, quando é permitido abrir somente serviços essenciais; Amarela, quando serviços não essenciais também são autorizados; e Verde, que incluem serviços não essenciais com alto risco de contágio. Confira mais abaixo o que é permitido abrir em cada onda.

O Comitê define em qual onda a cidade ficará levando em consideração a incidência da Covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença.

As macrorregiões de Saúde
Noroeste, Triângulo do Norte, Sul, Sudeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul e Vale do Aço estão na onda amarela. Nesta fase, são permitidos os seguintes serviços:
- Bares (consumo no local);

- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.





Fonte: Agência Minas


---------------------------------
facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio eleições psd psl pcdob progressitas psb minasconsciente onda amarela onda vermelha onda verde noroeste de minas
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti