1 set 17h22

Mineração. Essencial antes, durante e pós pandemia

Quando lembro da letra de uma música que nos fala assim: Como será o amanhã? Responda quem souber, o que irá me acontecer?

Ao refletirmos sobre os dias que virão, temos que pensar também os dias anteriores aos que estamos vivendo e o futuro pois como sabemos, a mineração é essencial. Através da exploração de grande parte dos minerais que podemos encontrar na crosta terrestre vimos a importância da exploração econômica e responsável dos bens minerais como fonte não só de renda, mas também de desenvolvimento de uma cidade, um estado ou um país.

Sabemos que hoje em dia a mineração contribui como indústria de transformação em todos os setores de nossa comunidade. Percebemos durante a pandemia que as famílias, por estarem agrupadas, fazem pequenas e grandes reformas em seus domicílios e impulsiona o consumo de materiais da construção civil tais como cimento, argamassa, tintas que são oriundos da exploração mineral.

Com o auxílio da tecnologia através dos celulares e computadores, televisões entre outros, também há marcante da indústria mineral sendo essencial e indispensável para a confecção destes aparelhos. Imaginemos sentarmos a mesa e nossa refeição faltando o tão necessário sal de cozinha proveniente da exploração do sal gemas de halita. Como seria a nossa vida sem a exploração eficaz e segura dos bens minerais? vocês já imaginaram?

O Brasil como um país em desenvolvimento e detentor das maiores jazidas de minério de ferro do mundo cujas explorações poderão levar a 300 anos de produção e também a produção de outros minerais metálicos tais como ouro, prata, chumbo, zinco entre outros.

Como fonte não somente de geração de emprego, mas também de desenvolvimento humano, a mineração se faz presente e será um dos carros chefes no pós pandemia para reabilitar o desenvolvimento de nossa nação. Por isso somos essenciais e indispensáveis. 

O que irá acontecer no pós pandemia não sabemos mas temos que entender a importância da Mineração no dia a dia de nossa sociedade e utilizarmos de uma forma consciente e responsável todos os nossos recursos minerais pois como sabemos, Mineração é essencial, mas temos que ter a sabedoria de entender que os bens minerais não são renováveis. Aquela reserva mineral que se exauriu não mais produzirá.



© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti