6 jul 2010 12h32

Paracatu sedia Congresso de Casais da Regional Leste do ECC

Com o tema: ECC, 40 anos : Discipulado, Missionariedade e Solidariedade e com o Lema: Família Cristã: Discípila e Missionária para um novo tempo, o Encontro de Casais com Cristo realizou em Paracatu neste final de semana, o XV Congresso da Regional Leste, que reuniu

Vários foram os temas tratados no Congresso, entre eles o polêmico Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDD), que foi apresentado sob a ótica da CNBB pelo Bispo Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, mostrando os motivos que fizeram com que a CNBB fosse contrária ao PNDD, como a defesas de coisas inaceitáveis como o cerceamento dos direitos dos Pais sobre Educação Religiosa e infantil e a descriminalização do aborto.

Outra participação Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Diocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro falou sobre aos Congressistas “A Família no Coração da Igreja” e destacou a necessidade do sentimento nos lares do Brasil. “O Amor tem que ser trabalhado, porque o amor não se estabiliza, ou ele aumenta ou acaba ou o amor aumenta a cada dia aumenta ou se desfaz. “ Dom Antonio Augusto

Além de Palestras e estudos sobre temas diversos, os congressistas também se reuniram em painéis (grupos menores) que são apresentações de “testemunhos” através de experiências positivas, Acolhimento de Noivos em casas de casais, a Pastoral da 2ª União, Catequese, Planejamento familiar e até sobre a APAC, oportunidade que os participantes tiveram de visitar as dependências da Associação de Proteção e Amparo ao Condenado em Paracatu.

A Equipe do Memorial Padre Alfonso Pastore também esteve presente e montou uma estrutura que lembrou os passos e o trabalho do religioso por todos os lugares que passou. Pe Pastore foi o Fundador do ECC e acompanhou a implantação desta Pastoral em diversas Dioceses no Brasil.

Segundo o Casal Breno e Rita, o congresso foi tão bem preparado por todas as equipes que é difícil até se destacar um ponto ou destacar uma palestra ou um momento, porém destacou os painéis com temas diversos. “O Congresso teve vários pontos de destaque, fortes momentos de emoção e oração, e penso que os painéis agradaram mais, pois foi ali que os participantes tiveram acesso a realidades que eles não conheciam.” Destacou Rita Botelho.

Painel de 2ª União também foi concorrido e elogiado. Padre Tadeu, participou do Painel 2 vezes seguidas. “- Se tivesse um terceiro momento, participaria de novo, pois é maravilhosa a experiência desse grupo de casais. “

Cosme Rabelo e Mércia Guimarães Rabelo, coordenaram a Secretaria do Congresso, que produziu todo o material impresso distribuído aos participantes, destacou a satisfação dos casais. “-As pessoas tem se sentido amadas e todos estão impressionados com a acolhida do povo de Paracatu.” Completou Cosme.

O Casal Paulo e Jorgina do Rio de Janeiro, entre tantos momentos vividos, destacaram a visita à sede da APAC e os momentos de emoção que todos viveram ao perceber o contraste em um trabalho inovador como aquele que é feito na APAC. “-O Congresso tem sido maravilhoso, mas se acabasse agora eu já estaria totalmente satisfeito.

José Garcia, juntamente com sua esposa Iotália, coordenadores do Congresso, destacou a grande participação no Congresso. “-Foram 250 Casais inscritos, 110 religiosos (entre Bispos, Padres, Seminaristas e Freiras), 41 Dioceses representadas dos estados de Minas Gerais , Espirito Santo e Rio de Janeiro e a grande maioria ficou hospedada em residências, que aumenta o envolvimento da Comunidade em torno deste importante evento.” Finalizou José Garcia, ressaltando ainda a disponibilidade, compromisso e doação das pessoas em torno desse trabalho que vem sendo realizado a mais de um ano.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti