8 jul 17h26

Moradores reclamam de acúmulo de entulho nas ruas de Paracatu

Em vários pontos da cidade de Paracatu a quantidade de lixo acumulado nas ruas é grande causando a insatisfação dos moradores e queixas constantes sobre o mau cheiro e o risco.
Nos bairros Jardim Serrano, Vila Mariana e proximidades alguns moradores tomaram iniciativa de informar à Prefeitura sobre o ocorrido e solicitar providências. A população teme que o lixo e os entulhos despejados nas ruas favoreça o risco de acidentes. “-Duas vezes já vi motoqueiro cair aí,” relata o vigilante JES, que pediu para ter seu nome omitido por medo de retaliação.
A servidora aposentada Neusa Vidal, foi uma das primeiras que fez um dos contatos com nossa reportagem e relatou que no mês de março, fez contato com a Secretaria do Meio Ambiente para tratar do problema, mas foi informada que os “protocolos estavam suspensos devido a pandemia, assim como alguns serviços”. Indagada sobre os meses anteriores quando não havia pandemia e a limpeza solicitada não foi feita, recebeu resposta de que: “Vou anotar e passar para o responsável mas não sei quando o serviço seria realizado”. Sem prazo definido e sem coleta, entulhos e resíduos se acumulam em diversos bairros da cidade. O problema tem se agravado nos últimos meses e a reclamação de moradores é constante.
O entulho proveniente de reformas e construções também é um problema constante. Quem mora perto de terrenos baldios sente o problema na pele e critica a falta de ação da prefeitura, que segundo apuramos, “é direcionada” a poucas pessoas na cidade.
Em alguns a situação chega a ser crítica. Em várias ruas o lixo acumulado é visível. “-A cidade está suja. A prefeitura até que faz a sua parte, mas as pessoas também precisam contribuir”, pondera uma moradora do Bairro Vila Mariana.
De acordo com a dona de casa Maria Azevedo, faz “seis” meses que ela e os vizinhos aguardam a retirada de restos de obras e outros resíduos acumulados na calçada. A solicitação foi feita por telefone e também aos coletores de lixo que atendem ao bairro. “O pessoal que recolhe o lixo disse que essa coleta de entulho tinha que ser pedido na Prefeitura, foi o que pedimos o rapa pra faz, mas isso já tem mais de 6 meses”, contou.
Nossa reportagem em nome dos moradores também fez contato direto com a Secretaria de Meio Ambiente e Assessoria de Comunicação através de e-mail e protocolo oficial, mas como tem sido costumeiro também não recebemos nenhum retorno.
Assim que recebermos retorno, por respeito ao nosso leitor levaremos ao conhecimento público.
Atualização 22/07
Recebemos ofício da Secretaria de Meio Ambiente, do Setor de Limpeza Pública, informando da limpeza de vários locais, nos Bairros Vila Mariana e Jardim Serrando.

No ofício, o Secretário Igor Pimentel Cruz, destaca a necessidade da participação da população para manutenção das ruas e avenidas da cidade. "A Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para manter a cidade limpa, com isso, a colaboração da sociedade é imprescindível para que todos tenhamos uma ótima qualidade de vida."


Fotos: Grupos de What's App / Moradores
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti