1 jun 22h40

COVID 19: Número de casos confirmados em Paracatu sobe 168% no final de semana

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta segunda-feira (01/06), o boletim epidemiológico da cidade de Paracatu, que chegou aos 712 casos suspeitos de Covid-19, sendo 118 confirmados, testados como positivo para o novo coronavírus.

Segundo o boletim, 429 casos suspeitos que estavam em isolamento pelo período de 14 dias, não apresentaram mais sintomas.

A cidade tem ainda 57 casos suspeitos sendo monitorados domiciliar e 07 casos suspeito internados, segundo o boletim, número este que contraria o que foi dito pelo diretor do Hospital em áudio divulgado na tarde desta segunda (01/06).

Até o momento, 103 casos suspeitos foram descartados e 24 constam como recuperados.

Confusão no Governo causa pânico na população

Durante toda a tarde desta segunda-feira (01/06) uma série de informações
"desencontradas" foram repassadas nas redes sociais por membros do governo, profissionais de saúde, Secretários de Governo e até por Vereadores, falando que a UTI do Hospital Municipal estaria quase lotada com 5 leitos ocupados por pacientes com Covid 19. Durante a reunião ordinária na Câmara, a confusão no alto escalão do governo também foi bastante comentado.

No início da noite, o diretor do Hospital Municipal,
Marcelo Andrade enviou áudio através de um grupo de What's App colocando ordem no paço municipal e explicando que o caso foi uma espécie de "telefone sem fio". A informação chegou ao líder de governo durante uma reunião com outros Vereadores e cada parlamentar "repassou" a mensagem do seu jeito.

"-O que houve foi uma confusão na informação passada pelo Secretário de Saúde durante uma reunião com a presença de Vereadores. Em seguida a informação foi repassada de forma equivocada em um áudio, mas a verdade é nós temos 5 casos suspeitos de Covid em enfermaria em uma ala com 25 leitos,"
explicou o diretor do Hospital que tranquilizou a população quanto ao crescimento dos casos.

"-O importante é que mesmo que aumente o número de casos, o número de pacientes internados no hospital ainda é baixo. Na UTI nós não temos nenhum paciente com covid. Vamos manter os nossos cuidados, evitar de aglomerar com os colegas, evitar ir para a rua desnecessariamente, fazer uso constante de máscara, lavagem de mãos e álcool em gel,"
finalizou Marcelo.

Três possibilidades para aumento de 168% no final de semana

Há três possibilidades para o aumento repentino nos números de casos positivos em Paracatu. Especialistas ouvidos por nossa reportagem atribuem esse aumento à série de decisões "confusas" segundo eles tomadas pelo Governo Municipal, entre elas a abertura do comércio em horário reduzido, o que naturalmente provocou concentração de atendimentos e filas.

O aumento na testagem também pode ter contribuído para um cenário mais realista da pandemia em Paracatu. Depois de muita pressão de uma campanha que cresceu nas redes sociais denominada #TESTAMAISPARACATU e até mesmo de ser lançada dúvida sobre a doação (ou não) de 6 mil testes feito pela Mineradora Kinross, o governo se viu pressionado a realizar mais testes em suspeitos.

Por fim há a expectativa de uma nota da empresa chinesa 
LONGPING High Tech, que será apresentada à população de Paracatu na manhã desta terça-feira 02/06 e que ao que tudo indica, confirmará um surto "concentrado" em um alojamento de trabalhadores da empresa, em Paracatu.


© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti