7 abr 21h05

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para reduzir propagação de fakenews

Sim, é verdade, o WhatsApp anunciou nesta terça-feira (07/04) que vai limitar o encaminhamento de mensagens no aplicativo para evitar a propagação de notícias falsas. A medida foi tomara porque infelizmente essa pandemia de vontade de saber primeiro, de contar primeiro sem conferir se o conteúdo é verdadeiro, é tão grave quando o covid 19 e parece não ter cura. É a prova do cenário de desinformação na plataforma durante a epidemia do novo coronavírus.
A partir de agora, não será mais possível encaminhar uma mensagem que foi retransmitida diversas vezes a cinco destinatários como estávamos acostumados nos últimos meses, mas a apenas um.
A mudança vale para as chamadas mensagens encaminhadas com frequência, que são rotuladas no aplicativo com setas duplas. 
Em comunicado, a empresa afirma ter observado um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos e uma número ainda maior nas denúncias de códigos maliciosos anexados a mensagens. Isso tudo contribui para a disseminação dessas informações erradas que recebemos a todo momento e também cria um ambiente de desconfiança quando a notícia é verdadeira.
Hoje de manhã mesmo eu fui questionado por vários contatos, vários amigos me pedindo confirmação sobre o aplicativo que o Governo Federal lançou nesta manhã para cadastro dos beneficiários do Auxílio Emergencial, conhecido por Corona Voucher. Esse comunicado sim, o de hoje, é verdade.
Lembrando que essa é a terceira vez que o aplicativo, que pertence ao Facebook, altera o número de vezes que um conteúdo pode ser transmitido na plataforma. As mudanças são sempre respostas a crises.
O repasse não tinha limite até ser reduzido para 20, após um linchamento na índia que se baseou numa propagação de fakenews; depois o número caiu para cinco, depois de episódios de disparos em massa durante as eleições brasileiras em 2018.
Na minha opinião isso vai sim reduzir bastante o tráfego de conteúdo viral.
Não sei se vocês perceberam, mas o Facebook também implementou mudanças em seus outros produtos mais populares, como o Instagram, a fim de conter a disseminação de informação falsa durante a pandemia.
 
 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti