17 jan 13h20

Casa de Cultura abre mostra sobre Folia de Reis em Paracatu

A mostra conta com instrumentos utilizados nas folias, trechos de músicas executadas pelos foliões e informativos que foram produzidos ao longo dos anos para contar a história e dar publicidade à tradição.
Para receber a exposição, a Galeria de Artes da Casa de Cultura recebeu decoração com fitas e cores típicas da Folia de Reis.  Todo o material está exposto em bandôs, uma alegoria característica das folias.
A montagem foi inspirada na tradição preservada tanto na zona rural, como no perímetro urbano. Especialmente nos meses de dezembro e janeiro, grupos percorrem regiões e bairros, a cavalo e/ou a pé, "posando" em propriedades que se dispõem a recebê-los no tradicional giro.
A exposição conta com apoio do grupo de folias da região rural do Nolasco e, ainda, dos bairros Novo Horizonte e Alvorada.
Segundo a diretora da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes, a exposição que abre a programação anual é uma forma de valorizar a folia de Paracatu e prestigiar os foliões. “Trata-se de uma manifestação que faz parte do patrimônio cultural da cidade, bastante apreciada por moradores e turistas. Por isso, deve ser valorizada.”
SERVIÇO:
O que: "Folia de Reis: Tradição e Religiosidade.
Onde: Galeria de Artes da Casa de Cultura
Quando:  A partir de 10/01 - aberto ao público
Horário: De segunda a sexta - 08:00 às 18:00h
Sábado, domingos e feriados - 9:00 às 15:00h
Fonte: ASCOM/SEGOV e Prefeitura de Paracatu
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti