11 jan 11h26

Ministra inaugura estrada em Patos e destaca trabalho de ex Prefeito de Paracatu

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou, nesta quinta-feira (09/01), em Patos de Minas (MG), da inauguração da pavimentação asfáltica da estrada PMS 020, conhecida como Estrada da Serrinha. Para a realização dessa obra, foram repassados, pela pasta, cerca de R$ 6 milhões por meio do programa de Pavimentação de Estradas Vicinais.
A via faz a ligação entre o perímetro urbano do município à BR 365 e ao Distrito Industrial III.  Grande produtor de milho e com uma economia baseada no agronegócio, a nova estrada será importante para o município para ampliar o escoamento da produção da região, beneficiando aproximadamente 53 mil pessoas. Trará também maior segurança aos mais de 150 mil habitantes da cidade, pois vai retirar o trânsito de veículos pesados que hoje trafegam pela área central de Patos.
Representantes de mais de 40 cidades participaram do encontro. O Presidente da Câmara de Paracatu Wilson Martins, o Presidente da Coopervap Waldir Rodrigues, o Vice Prefeito de Paracatu Adelson Cunha, além  de suas comitivas prestigiaram o encontro.
Durante seu discurso, a ministra Tereza Cristina destacou a importância da obra para fomentar ainda mais a vocação para o agronegócio do município, conhecido também como um relevante polo na área de suinocultura. “-O ministério tem várias ações para o campo de infraestrutura, de fomento, mas são poucas as estradas que são asfaltadas com o dinheiro do governo federal”. E acrescentou que “isso é um exemplo do que o ministério pode replicar não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil”, afirmou durante a cerimônia da qual participaram também o secretário executivo, Marcos Montes; a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentin; o prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Alves; o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), o Presidente da CEMIL, Vasco Praça Filho, entre outras autoridades e parlamentares.
A Ministra da Agricultura se encontrou ainda com lideranças políticas e produtores rurais no evento "Papo Produtivo que se dedica a debater questões da agropecuária da região e cumpriu ainda uma agenda na Cemil, Cooperativa Central Mineira de Laticínios, que reúne cerca de sete mil produtores rurais e é presidida pelo Ex Prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho, o Vasquinho.
Além das homenagens, a representante do governo federal recebeu demandas com reivindicações para melhorias que precisam ser implementadas em tecnologias e rodovias, importantes para toda a cadeia produtiva, conforme explicou o Presidente da CEMIL, Vasco Praça Filho
“-A Ministra ficou muito sensível às demandas do Cooperativismo. Falei com ela sobre as necessidades de apoio aos produtores e que a indústria de laticínios tem necessidades de diminuir custos e que o Ministério pode nos ajudar, também sobre crédito rural e outros estímulos para exportação dos nossos produtos,” afirmou Vasquinho
Governo Federal vê em Vasquinho uma Liderança Regional
Ficou evidente durante a visita, o prestígio do Ex Prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho junto ao Governo Estadual e Governo Federal. Durante visita à sede da CEMIL, por várias vezes, a Ministra, Deputados e Autoridades elogiaram o trabalho de Vasco Praça, reconhecendo a sua liderança no meio rural e a sua importância para o crescimento do setor, principalmente no cooperativismo.
Representantes de grandes empresas e diretores cooperativistas também reconheceram o protagonismo de Vasquinho em meio a Deputados, Prefeitos e lideranças de toda a região.
O ex-prefeito de Paracatu lembra que o momento é bom e há uma grande esperança na retomada do crescimento e valorização da produção de leite.   “-Há um clima de muito otimismo no Governo Federal, também no Governo Estadual pois, hoje quem está à frente são duas produtoras que conhecem a realidade do homem do Campo, que entendem nossas demandas e tem caminhado junto conosco. O Secretário do Ministério Marcos Montes também é nosso amigo pessoal e tem ajudado muito para que nossa trabalho realmente alcance os resultados que em síntese são os benefícios que buscamos para os produtores,” afirmou.
CEMIL está hoje entre as melhores do mundo
Recentemente a CEMIL foi auditada por pela auditoria SGS, que é uma entidade internacional contratada pela rede de Supermercados Carrefour e recebeu a melhor nota do mundo, que é 99,78, entre as indústrias que fornecem para o Carrefour
 “-Essa nota nos enche de alegria, pois abre muitas portas e nos mostra que estamos no caminho certo. Gosto sempre de levar uma mensagem aos produtores de leite, que em 2020 a perspectiva é boa e com esse trabalho de fortalecimento do mercado interno, assim também como o aumento das exportações. Esse trabalho reflete no consumo e melhora para o produtor que merece todo nosso esforço, nosso trabalho,” finalizou Vasquinho.
 
Fonte/Foto: Ascom/Prefeitura de Patos de Minas e Ascom CEMIL
 
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti