25 nov 08h39

Paracatuenses celebram a formatura do curso Empreendedorismo e empregabilidade

Os participantes do curso “Empreendedorismo e empregabilidade jovem”, do Programa Integrar – Eixo Trabalho e Geração de Renda, realizado pela Kinross em parceria com a empresa TechnoServe, celebraram o final do ciclo em um evento de formatura no dia 20 de novembro, no auditório do Hotel Palmeiras, em Paracatu.
Foram certificados 30 alunos, com idades entre 18 e 32 anos. A formatura fez parte a segunda etapa do programa. O objetivo desse ciclo é capacitar os jovens para o mercado de trabalho, promovendo vínculos e conexões como forma de reforçar a sustentabilidade por meio do impacto no desenvolvimento local.
O ciclo foi ministrado por meio de workshops que abordaram, em seis módulos, os temas eficácia pessoal e profissional; finanças pessoais; empreendedorismo; plano de negócios; e informática para empregabilidade.  De acordo com a psicóloga e coordenadora de programas para jovens da Technoserve, Lourenni Isabelle Superbi, o nível de satisfação dos alunos participantes superou as expectativas e as notas dos testes de conhecimento foram acima da média.
Como encerramento do curso, os alunos montaram um planejamento de carreira de acordo com os conteúdos aprendidos e, na terceira fase, são incentivados a agir em prol desses objetivos e encaminhados para o mercado de trabalho. “Já estamos em conexão com algumas empresas e o nosso objetivo é compreender os processos de seleção, as vagas e as dificuldades de contratação para, assim, direcionar os alunos com melhor perfil para cada uma delas”, destacou Lourenni.
O retorno dos alunos após a finalização do curso foi muito positivo. A aluna Antônia Barbosa dos Santos, de 32 anos, contou que os conteúdos aprendidos por ela já estão sendo aplicados mesmo na vida pessoal. “Esse é o segundo curso que fiz pela Kinross e eu tive a oportunidade de aprender coisas novas e aprimorar outros conhecimentos, mudando minha forma de pensar e agir. O curso foi útil não só para o mercado de trabalho, mas também para ser aplicado no dia a dia e levar para a vida”, avaliou.
O Programa Integrar - Eixo Geração de Trabalho e Renda tem como objetivo incentivar os jovens a exercerem seu protagonismo, pensar e desenvolver seu planejamento de carreira, conectando-se com o mercado de trabalho local e gerando movimentação de renda na cidade. A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, reforçou a importância do projeto. “Nosso objetivo é resgatar a autoestima e o empoderamento desses jovens, oferecendo possibilidades de reconhecerem seu potencial e colaborando para que alcancem seus objetivos em sua escolha profissional”, finalizou.
Fonte: Ideia comunicação 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti