15 ago 14h23

Mostra Quintais e Quitandas chega à sua 4ª edição em Paracatu

As deliciosas quitandas paracatuenses voltam a ser protagonistas do evento que já está se tornando tradição no município. A Mostra Quintais & Quitandas de Paracatu, que chega à sua 4ª edição neste sábado, 17 de agosto, será realizada na rua Goiás, no Centro Histórico da cidade. Uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem e se deliciarem com as típicas quitandas locais como queijadinha, desmamada, bolo de domingo, mané pelado, empadinha de pele fina e pão de queijo.
Neste ano, a Mostra está inserida na programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que celebra em 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O projeto, que teve início em 2017, visa valorizar e apresentar as vocações gastronômicas e alimentícias tradicionais do município, como instrumento de divulgação e fortalecimento do turismo local, preparadas pelas mestras e quitandeiras da cidade. Em julho, as quitandeiras envolvidas no projeto expuseram suas quitandas durante o 6º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.
O evento, idealizado pelo chef Eduardo Avelar, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagista de Paracatu (Comphap), e conta com o apoio do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
“O Sebrae apoia o projeto promovendo, juntamente com a Prefeitura e a Adesp, a estruturação da produção das quitandas na cidade. Iremos iniciar um trabalho de qualidade e padronização dos produtos, estruturando a produção associada ao turismo”, destaca a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.
Além das quitandas e comidas, a 4ª Mostra Quintais e Quitandas terá apresentações musicais e participação de fiandeiras, grupo de catira, caretada e do grupo da terceira idade do Sesc, Raio de Sol. A próxima Mostra já está marcada e será realizada no dia 7 de setembro.
 
Serviço:
4ª Mostra Quintais & Quitandas
Data: dia 17 de agosto de 2019
Horário: 18h às 23h30
Local: Rua Goiás, Centro Histórico


Fonte: Henrique Ulhoa / Prefácio Comunicação

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti