13 ago 17h48

Vereador cobra mais segurança em Escolas e diz que descaso pode causar trágédia

O Vereador Tio Miltinho (PHS), apresentou e aprovou requerimento que antes mesmo de ser encaminhado ao executivo já está causou desconforto na base do Governo na Câmara.
O requerimento 579 pede informações sobre a instalação de extintores nas Escolas Publicas Municipais de Paracatu. As informações vão desde a cópia das licitações, notas fiscais de fornecedores e até a frequência das trocas dos equipamentos que são obrigatórios em qualquer edificação, nas Escolas Públicas.
Ocorre que há desconfiança por parte do parlamentar que tais procedimentos, que podem garantir mais segurança e até mesmo evitar uma tragédia nas Escolas, por algum motivo ainda desconhecido não foram feitos, conforme foi garantido pela secretária de educação em oficio enviado ao gabinete do Vereador há mais de 4 meses.
Miltinho mostrou mais uma vez que não quer ser coadjuvante no legislativo, ao levantar a voz e silenciar a tumultuada e barulhenta sessão desta segunda-feira (12/08).
“-Já e a terceira vez que estou falando desse assunto aqui na Câmara e ha quatro meses eu recebi a resposta oficial - na ocasião até visitamos a Secretaria de Educação – de que eles estavam “finalizando”  o processo. Mas quatro meses e muito tempo pra uma licitação que pode ser inclusive dispensada se comprovado o risco para as crianças,”  afirmou Miltinho.
O parlamentar ainda relatou casos de escolas em que os extintores estão vencidos há 3 anos e garantiu que se nada for feito, ira formalizar uma denúncia ao Corpo de Bombeiros Militar, devido a omissão do executivo.
“-Como nossas crianças estão nessas escolas? Quais os riscos que estão correndo?” Indagou Miltinho, que finalizou manifestando o seu descontentamento com o que ele chamou de “descaso com os alunos, servidores e comunidade em geral. “Sera que vai ter que acontecer uma tragédia, alguém morrer pra tomarem providencia”?
“-Isso e muito urgente!  Eu acho isso que estão fazendo um absurdo e um risco grande demais pra esperar tanto tempo,” afirmou Tio Miltinho, visivelmente preocupado.
O líder de Governo Vereador Gilsão do Paracatuzinho (PRTB) manifestou boa vontade para buscar esclarecimentos no entanto, ficou em situação desconforto ao saber que nada foi feito sobre o assunto nos últimos anos. “-Eu não estou sabendo desse assunto, mas vou procurar saber.” Garantiu o líder que retornou posteriormente aos microfones comunicando que faria uma reunião nesta terça feira com a Secretaria de Planejamento para “tratar do assunto, tratado há 4 meses”.
O Presidente da Camara, Vereador Wilson Martins (PSB), também comentou a fala do colega do PHS, mas se limitou ao óbvio. “-Eu acho que ‘e falta de atenção demais uma escola estar funcionando sem extintores. Tem que procurar saber o que esta acontecendo,” disse o Presidente.
Extintores Roubados
Em denúncia apresentada na Câmara há algum tempo haviam fotos de extintores vencidos e danificados na Escola CAIC, porém, uma servidora que trabalha no local e pediu para não ser identificada por “medo de perseguição” disse à nossa reportagem que os equipamentos de segurança do CAIC foram roubados durante a última reforma no local e não há notícias de que tenham sido recuperados
Resposta do Governo Municipal
Nossa reportagem fez contato com o Departamento de Compras da Prefeitura e confirmou que ao contrário do que foi dito ao Vereador em ofício, “não há processo de compras aberto para aquisição de extintores.”
Enviamos também um e-mail para a Secretária de Educação, mas até o momento não tivemos resposta.


Atualização de 14/08/2018
Posteriormente ao fechamento dessa matéria, recebemos um e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura confirmando que realmente não há extintores mas que a Secretaria deve elaborar um projeto para atendimento da lei. Diz a nota:
"Fizemos contato com a Secretaria de Educação e obtive a informação de que a Secretária Fátima está em viagem e a Luciana está de férias.
Sendo assim, solicitei informações acerca do referido assunto para que possamos encaminhar ao site e/ou produzirmos uma matéria a respeito, não apenas da compra dos extintores, e sim do projeto que será elaborado visando a padronização que será feita nas escolas publicas do município de acordo com as normas e orientações do Corpo de Bombeiros."
 




© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti