20 jun 16h08

Você sabe o que é NOMOFOBIA?

O uso crescente de tecnologia pela população atualmente, pode ser considerado um novo transtorno que chega de maneira silenciosa. Sem perceber, as pessoas passam a priorizar a vida online e deixam de aproveitar a vida real.
E você, acha que faz um uso saudável e consciente da tecnologia?
Quantas vezes, durante o dia, você para o que está fazendo para checar mensagens, e-mails ou dar aquele “espiadinha” nas redes sociais pelo celular? E quando você esquece o aparelho em casa? Fica incomodado ou quase morre de ansiedade?
Hoje em dia, não é nada fácil ‘se desligar’ né?. Por isso, quando não temos acesso rápido à informação e a todas as funcionalidades que os smartphones nos oferecem, dá uma sensação de angústia. Esse sentimento ao ‘ficar offline‘ tem diagnosticado pessoas como nomofóbicas.
“Nomofobia”, vem do inglês no-mobile-fobia. Significa o medo ou o pânico de ficar longe do próprio celular. Essa expressão está sendo usada para descrever essa sensação de angústia que sentimos quando ficamos impossibilitados de nos comunicar ou de ser conectados por estar sem um aparelho celular.
A nomofobia não diz respeito apenas à ansiedade provocada pela falta do telefone móvel, mas também pela ausência de qualquer tecnologia que mantenha os indivíduos conectados, como computadores, tablets ou notebooks. Qualquer um está sujeito a esse tipo de fobia, porém o alvo mais comum são os jovens, que nasceram e cresceram em um mundo totalmente conectado.
A situação é tão grave que alguns psicólogos que fizeram um estudo afirmam, “que muitos pacientes tem sensações de descontrole e relações emocionais por estarem privados dos aparelhos”. Eles ouvem o toque fantasma o tempo todo, achando que o telefone tá tocando mesmo que estão sem ele.
O fato é que antes o celular era usado apenas para facilitar o contato com uma pessoa que estava na rua. O uso contínuo, e descontrolado, veio depois, com o surgimento da internet móvel. Ou seja, as pessoas não precisam mais ficar ‘enclausuradas’ em casa para navegar pela rede mundial de computadores. Acabam saindo de casa para eventos sociais e continuando conectadas, sem dar real atenção à situação que estão vivendo.
E se você acha que quando os nomofóbicos quando estão sem um celular eles conversam com quem está ao redor, infelizmente informamos que está enganado: quando estão sem os aparelhos, eles ficam ainda mais isolados.
Muitos especialistas classificam esse comportamento como uma nova forma de isolamento social.
E você, como se sente em relação ao seu smartphone ou tablet?
Consegue ficar algumas horas distante dele?
A gente deixa as perguntas para uma reflexão.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti