10 jun 10h48

Fiéis lotam Ginásio do Jóquei em Paracatu para celebração de Pentecostes

Por toda a Diocese, fiéis participaram, neste domingo (09/06), da celebração do Dia de Pentecostes. Em Paracatu logo cedo aconteceu uma procissão na área central da cidade e durante todo o dia houve uma intensa programação no Ginásio do Jóquei, com orações, pregações e atendimento de confissões. Vários Padres estiveram no evento que terminou com a celebração da Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jorge Alvez Bezerra.
A celebração de pentecostes ocorre 50 dias depois do domingo de Páscoa. Segundo a tradição da Igreja Católica, marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. 
"-A medida que eu me abro a Graça e aí entra a força do Espírito Santo, ele vai trabalhando em mim, nas minhas fraquezas, vai me fortalecendo, vai fundamentando a minha fé, a palavras vai criando corpo na minha vida e aí eu consigo testemunhar. Esse é o chamado que cada cristão recebe. Pentecostes é essa renovação na nossa vida e é isso que devemos experimentar,” explica Thiago Cunha, Coordenador da Renovação Carismática na cidade de Paracatu.
O Padre Régis Antonio Neri Borges, explica que o evento foi uma grande celebração da unidade entre movimentos e pastorais da Diocese.  “-A celebração de Pentecostes é a manifestação da Igreja ao mundo, quando a Igreja é impulsionada pela força do Espírito Santo, principalmente através do seu amor, que gera a unidade. Hoje,  nós presenciamos no Ginásio do Jóquei a celebração dessa unidade. A Diocese de Paracatu trabalhando para poder missionária, acolhedora e que possa manifestar os carismas para o crescimento do reino de Deus,” afirmou o Jovem Sacerdote.
Em sua homilia durante celebração de encerramento, o Bispo Dom Jorge Alvez Bezerra, lembrou as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco por ocasião do “Dia de Pentecostes.”  "-Sem o Espírito, a vida cristã mostra-se, privada do amor que tudo une. Sem o Espírito, Jesus permanece um personagem do passado; com o Espírito, é pessoa viva hoje. Sem o Espírito, a Escritura é letra morta; com o Espírito, é Palavra de vida,"  finalizou.
Muitos jovens, crianças e famílias inteiras compareceram ao evento que teve na sua programação uma procissão pelo centro da cidade.
A estudante Thairine Rosa, relata que a celebração de Pentecostes é um momento de celebração, mas também de oração e oportunidade de reflexão. “-Celebrar a vinda do Espírito Santo é de grande importância pra nossa comunidade, e pra mim e em especial, eu me sinto muito tocada e tenho a oportunidade de ter um encontro mais íntimo ainda com Deus através dessa vivência do Espírito Santo,” afirmou.
Getúlio Albernaz, conta que a celebração de Pentecostes pra ele e sua família foi um culminar de um intenso período de oração e reflexão.  “-É um momento de muita Graças viver esse momento de derramamento da graças na nossa vida, que na verdade estamos finalizando a novena de pentecostes como uma benção em nossa vida, em nossa Diocese,” disse.
A História e o significado da Celebração de Pentecostes
Algumas semanas depois da Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusálem com Maria, a mãe de Deus, para observar a “Celebração da Colheita” um dia de alegria, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.
A ocasião em si não foi de muita comemoração já que os discípulos estavam ainda confusos e inseguros sobre qual caminho seguir e o que fariam. Muitos ainda estavam de luto. Mas, não imaginariam que esse dia mudaria a vida deles, como relatado na passagem de Atos 2:2-4:
“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, que fortaleceu ainda mais a crença deles e lhes deu coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo para mais e mais pessoas.
Significado
Pentecostes é a plenificação da Páscoa, a efusão do Espírito Santo e ganha muito mais significado nos dias de hoje já que é cada vez maior o número de pessoas que, assim como os apóstolos, despertam para assumir um maior compromisso com a fé.
É nesse dia que a Igreja Católica se mostra para o mundo e onde podemos praticamente reviver esse momento ao sentir a vinda do Espírito Santo e renovar as esperanças e o amor que vive dentro de nós e que precisamos colocar para fora, assim como Pedro fez na época ao pregar para quase mais de 3 mil pessoas.
 Mensagem de Pentecostes
No Pentecostes, todos nós voltamos a ser discípulos de Cristo recebendo o Espírito Santo e tendo a chance de renascer e passar a palavra dEle adiante. Por isso, não devemos nos esquecer jamais que:
1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo.
2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito.
3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão.
4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui plenamente.
5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti