5 jun 08h17

Vereador acusa Governo de omissão e negligência por colocar crianças em risco

O Vereador Tio Miltinho (PHS), subiu o tom da cobrança e criticou duramente o que ele chamou de “falta de ação do governo municipal”, com relação à graves problemas encontrados nas Escolas públicas municipais, principalmente da Creche Municipal Virgínia Teodoro.
O parlamentar disse que já encaminhou 12 requerimentos com pedidos relacionados à melhoria da estrutura de creches e escolas do município e afirmou que “a Secretária de Educação entra em contradição nas suas respostas.”
“-O que me espanta é, entre outras tantas coisas estranhas, em um dos ofícios que eu recebi em resposta aos meus questionamentos sobre segurança em uma creche, a resposta da secretária é que estão montando o processo de licitação para e que todas as escolas terão seus extintores trocados. Então quer dizer que realmente todos os extintores de todas as escolas estão vencidos?” indagou Miltinho, que em seguida propôs silenciou o plenário com outras questões: “Vocês imaginam o risco que as crianças do nosso município estão correndo? “Será que vão esperar acontecer uma tragédia, esperar os extintores venceram pra depois fazer licitação?”
Miltinho relatou que em reunião com a Secretária de Educação, a mesma garantiu que estava autorizado o aluguel de uma casa para transferência da creche Virginia Teodoro enquanto o imóvel atual fosse reformado, mas que a mesma voltou atrás, alegando “falta de recursos.”
“-Eu gostaria que a Câmara convocasse a Secretaria de Educação e o Secretário de fazenda para explicar como que o município gasta milhões com carnaval e outras festas e não tem recurso pra cuidar da segurança das nossas crianças,” disse.
Miltinho foi muito elogiado pelos seus colegas parlamentares por apresentados dados oficiais retirados do portal da transparência do governo. “-Foram gastos quase um milhão no Carnaval de 2019, mais precisamente 947.879, para o aniversário da cidade,  291.480 mil reais e eu recebo uma resposta que a Prefeitura não tem 2 mil reais para alugar uma casa e colocar as crianças atendidas naquela creche em segurança. É impensável isso,” afirmou o parlamentar visivelmente incomodado com a situação.
“-Eu vim aqui anteriormente chamar atenção e alertar, mas hoje eu venho denunciar o governo municipal por omissão e negligência com as crianças atendidas nas creches e escolas do ensino fundamental,” acusou Miltinho.
O Líder de Governo, Vereador Gilsão do Paracatuzinho (PRTB), defendeu a secretária justificando a ligação da proprietária de um dos imóveis com uma servidora pública. “-Me passaram que a casa só não foi alugada porque é da mãe da diretora.” Afirmou o parlamentar
Silvio Magalhães (PTB) rebatei o líder de governo. “-Quem passou a informação para o Líder de governo está equivocado porque a mãe da diretora não é servidora pública e isso não é desculpa. Mesmo que a mãe fosse, ainda haveria uma análise jurídica do caso, pois é uma questão de urgência devido à segurança das crianças,” afirmou o Vereador.
Marcos Oliveira (PSDB), também criticou o gasto que ele classificou como “excessivo” com festividades.  “-É lamentável saber que o município gasta 1 milhão com carnaval, quase 300 mil com festividades de aniversário da cidade e não tem 2 mil reais para alugar uma casa e colocar as crianças com segurança. A lei diz que a criança tem prioridade absoluta e porque só aqui em Paracatu não temos 3 mil por mês para cuidar de nossas crianças,” finalizou.
 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti