10 mai 09h41

Transportadores retornam ao trabalho e Prefeito diz que greve foi política

Os Transportadores Escolares voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (08/05) depois de dois dias de paralização gerando grande transtornos para os alunos, principalmente da zona rural.
O desembaraço se deu depois de uma longa reunião na Prefeitura Municipal onde o prefeito Olavo Condé colocou “a mesa” os representantes da cooperativa Sudeste, contratada para gerir o transporte escolar, secretários, diretores e transportadores que tiveram parte de suas reinvindicações atendidas.
Cooperativa e trabalhadores assinaram um termo de compromisso com um acordo entre as partes. Dentre as reivindicações atendidas estão:
A diminuição da taxa de administração que atualmente é de 20% para 15%, reajuste salarial, e ainda, os trabalhadores não terão mais descontados na folha de pagamento os dias não trabalhados por problemas mecânicos nos veículo e nem pela paralisação dos últimos dois dias.
Não é a primeira vez que os transportadores e monitores tem problemas  com a cooperativa. Já houve reclamações por atraso no pagamento, baixo salário e descontos abusivos, no entanto o Prefeito sempre optou por manter a Cooperativa à frente do serviço em Paracatu.
Para o representante da Cooperativa Sudeste Brasil, Sr. Anderson Luiz Costa, o problema foi falta de comunicação, “muitos impasses eram por falta de comunicação que foram resolvidos.”
Com relação ao questionamento sobre o trabalho dos monitores, Anderson disse que “foi apresentado a situação deles mais que o governo ficou de analisar uma possibilidade de ajuste para os monitores escolares, mais nenhuma previsão foi dada.”
O Prefeito Olavo Condé, em entrevista considerou que todos saíram ganhando com a negociação e considerou que os motivos da greve foram políticos.
“-Isso daí foi uma greve política. O que aconteceu foi a intervenção política de pessoas que não tinham nada a ver com a coisa, que o objetivo deles era tumultuar o processo. Estou satisfeito porque a cooperativa vai ganhar o município e os transportadores vão ganhar, porque vai ter um diálogo franco onde todos poderão colocar o seu ponto de vistas, e nós analisar o que é o melhor e discutir isto juntos,” afirmou o Prefeito.
 
 

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti