8 abr 17h01

Neusa de Faria recebe título de Cidadania Honorária de Paracatu

Na última quinta-feira, (04/04) a Câmara Municipal de Paracatu, através de um pedido feito pelo Vereador Marcos Oliveira (PSDB), entregou o Título de Cidadania Honorária à senhora Neusa Imaculada de Faria Pereira. A solenidade contou com a presença de amigos e familiares da homenageada, autoridades do poder executivo, alunas do projeto social da Casa de Cultura, e também diretores, moradores e funcionários do Lar São Vicente, obra social a qual Neusa sempre se dedicou como voluntária, Vicentina e Presidente.
O título é a mais alta condecoração do município, ele foi instituído pela resolução nº. 335 de maio/1996, a concessão é feita exclusivamente àquele que atuou ou atue em atividades de caráter assistencial, educacional, científica, esportiva, empresarial e ou filantrópica ou que ainda tenha contribuído para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida da população do município
Histórico da Homenageada
Nascida em Jussara (GO), Neusa Imaculada de Faria Pereira, ainda bebê, mudou-se com a família para Abaeté (GO) e é filha de pai caminhoneiro e mãe costureira e bordadeira. Com o pai, aprendeu a dirigir e com uma prima aprendeu a bordar e a fazer crochê. Já casada, ao lado do marido, passou a ajudá-lo na direção do caminhão, carregando carvão, areia, tijolo etc.
Ao se instalarem em Paracatu (MG), eles montaram um depósito de materiais de construção, aí ela passou a dirigir menos para tomar conta do negócio. Para não ficar parada, à espera dos clientes, Neusa passou a bordar. Aos poucos começaram a aparecer clientes para o seu bordado. Com o aumento da procura, as mulheres pediram que ela ministrasse cursos e, a partir daí, Neusa não parou. Faz mais de 20 anos que Neusa dá aulas de bordado em Paracatu, inclusive, no ano de 2016, foi premiada com o “Selo de Qualidade” da CAPE de Belo Horizonte.
Neusa também recebeu o troféu “Mulheres Reais” pelos serviços relevantes à população de Paracatu, “atuando na defesa dos direitos humanos e contribuindo para a promoção de políticas publicas de inclusão social.”
Além das aulas, Neusa também atua na área social, na Sociedade São Vicente de Paulo onde já atuou na Presidência, na Vice Presidência do Lar São Vicente de Paula que atende idosos e pessoas com necessidades especiais maiores de 18 anos.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti