21 mar 16h12

Estudo apresenta detalhes sobre bacia que abastece Paracatu

A data criada para conscientizar a humanidade sobre a importância de cuidar da água foi escolhida para apresentação de estudo de sustentabilidade da Bacia do Ribeirão Santa Isabel, em Paracatu, região noroeste de Minas Gerais. No próximo dia 22 de março, no Dia Mundial da Água, será realizado um seminário que entrega o diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) feito na Bacia que abastece a cidade e fornece água para produtores rurais, empresas e ribeirinhos.

Levantamento proposto pelo Sebrae Minas e pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal e diversos parceiros, detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo na Bacia. O estudo teve início no segundo semestre de 2018, após a população de Paracatu enfrentar em 2017 a maior crise hídrica já registrada no município.

“O Sebrae está apresentando esse diagnóstico, porque entende que a água influencia em todos os segmentos dinamizadores da sociedade, passando não só pela agricultura, mas também pela estrutura da cidade. É importante que toda a população saiba como a gestão hídrica da Bacia interfere no seu dia a dia e na produtividade das empresas”, salienta o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Segundo ele, o estudo envolve análise no campo, análise de imagens feitas por satélite de altíssima resolução, detalha o que existe de registros de outorgas e apresenta um retrato 3D da real situação da região na atualidade. “A partir do momento em que existe toda essa informação, poderemos construir as estratégias para tomadas de decisões de preservação da bacia e propor ações de melhoria para o uso dessa água”, explica.

A analista do Sebrae Minas, Érika Martins, destaca que a entrega do estudo vai permitir que lideranças do município possam traçar estratégias e definir políticas públicas de preservação da Bacia. “Ao disponibilizar toda essa base de dados, será possível implementar um plano de ação visando a melhoria da gestão hídrica na Bacia do Santa Isabel, para que não venha faltar mais água no município”. Segundo ela, a partir desse trabalho será criado um fórum para discussão sobre a eficiência hídrica em Paracatu.

A apresentação do diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo da bacia do Ribeirão Santa Isabel contará com a presença da Secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, que esteve à frente desse processo quando presidia a Irriganor. O Estudo será apresentado no dia 22 de março, das 8h às 12h, na Loja Maçônica Nova Luz (Rua da Abadia, 79 – Centro).

SERVIÇO:
Apresentação do diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo
Cidade: Paracatu
Data: 22 de março, às 8h – Dia Mundial da Água
Local: Rua Abadia, 79, centro
Informações: (38) 3679-8300

 
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti