3 mai 2010 13h21

Programa de Educação Patrimonial 2010 leva educadores e servidores ao Núcleo Histórico de Paracatu

Com o objetivo de criar multiplicadores do saber relacionado ao patrimônio histórico municipal e seu potencial turístico e cultural, a Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta quinta-feira(29) o curso intitulado Patrimônio Histórico de Paracatu: Arquitetura, memória e identidade, no salão nobre da Casa da Cultura.
Entre o público estimado de 26 pessoas presentes no evento estavam a Diretora de Secretaria Municipal de Cultura, Sra. Marina Cunha, a Diretora Presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Sra. Lana Lúcia Melo Franco Santiago, Elizabeth Gonçalves (uma das organizadoras do evento) e o historiador da Prefeitura de Paracatu, Alexandre Gama, que ministrou o curso para os participantes.

Durante a tarde, o grupo participou de uma visita monitorada aos principais pontos históricos da cidade, como o Bêco do Sinho Cândinho (um dos que ainda conserva a arquitetura original), a Igreja do Rosário, o Chafariz da Traiana, o Museu Histórico Municipal e a Igreja Matriz de Santo Antônio.

De acordo com a organização do evento, uma das metas do programa de educação patrimonial é conscientizar os educadores quanto à importância da história local, os estilos arquitetônicos (eclético, colonial, neoclássico, entre outros presentes no casario da cidade), os patrimônios material, imaterial e natural e o tombamento, de forma que eles trabalhem com seus alunos tanto em sala de aula como nos pontos históricos os referidos temas.

Fotos e colaboração: Valtiére Freitas (Servidor do Arquivo Público Municipal)

(*) Carlos Lima é graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é Coordenador do Arquivo Público Municipal de Paracatu
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti