26 abr 2010 12h37

Rotary Clube Paracatu realiza Mutirão da Saúde da Mulher

O Rotary Clube Paracatu realizou, no domingo, 25 de abril, o quarto Mutirão da Saúde da Mulher. A finalidade foi promover a prevenção do Câncer de Mama em mulheres com idade acima de 40 anos, com a realização de exames preventivos. O evento aconteceu na Clínica da Mulher e da Criança, à Rua Joaquim Murtinho, e atendeu a cerca de 500 mulheres, entre 8h e 14h. Segundo Evanir Soares da Fonseca, coordenadora do mutirão pelo Rotary Clube, “quando identificamos tumores em fase inicial, a cura é possível na quase totalidade dos casos”.

Informação e prevenção - A primeira etapa do mutirão aconteceu no dia 10 de abril, com a realização de uma palestra de conscientização e sensibilização. “Levamos orientação, com vistas a demonstrar a importância do auto-exame e da consulta médica periódica e preventiva”, afirma Evanir.

No dia do mutirão, 25 de abril, foram realizados cadastro, avaliação de pressão arterial, glicemia e consultas médicas com exame clínico da mama. Nos casos indicados, foram solicitados exames de mamografia e ultra-sonografia, muitos deles realizados durante o mutirão.

Em alguns casos, a mamografia foi agendada para data posterior. “É a primeira vez que participo do mutirão, mas tenho conhecimento da importância da prevenção”, afirmou D. Maria Joana, de Porto Buriti, que participou do programa. “Fui muito bem atendida pela Dra. Ione e agendei a mamografia para 10 de maio”, completa.

Estrutura - Participaram do Mutirão, oito médicos, 50 acadêmicos de enfermagem da faculdade Tecsoma e 40 voluntários do Rotary Clube Paracatu. Serão realizadas 350 mamografias. Paralelamente, aconteceu a vacinação contra a gripe H1N1, febre amarela e tétano.

A ginecologista Dra. Ione André Santiago destacou a abrangência e a importância da ação. “Ao consultarmos a paciente em relação à mama, diagnosticamos outros problemas, e já fazemos a medicação ou encaminhamento. Identificamos problemas cardiológicos, de pele, de diabetes e de clínica médica”, informa. “O mutirão favorece a agilidade do atendimento e atua na demanda reprimida do sistema público de saúde”, completa.


Parcerias - Para o Presidente do Rotary Clube Paracatu, Mário Cruz Barbosa, o Mutirão da Saúde da Mulher é uma importante iniciativa que será continuada pelo clube nos anos futuros. “Já conduzimos oito mutirões, quatro deles para o Homem, de prevenção do câncer de próstata, e quatro para a Mulher, em anos alternados, atendendo a população mais carente”, esclarece Mário. Os recursos para realizar o mutirão foram obtidos por meio de eventos beneficentes do clube, como o Baile da Colheita, e do Seminário de Parcerias da Kinross. A Prefeitura de Paracatu apoiou com a cessão da Clínica da Mulher, pagamento de médicos, enfermeiros e exames laboratoriais. A Copasa forneceu água potável durante todo o evento.


Informações adicionais com Mário Cruz Barbosa – tel 8402 8266 / 3671 1983

Colaboração: Marcelo P. Coelho
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti