26 mar 2010 16h20

Projeto de Humanização da Saúde é lançado em Paracatu

O Promotor Peterson de Queiróz apresentou, ontem na Câmara Municipal, o projeto de humanização da saúde, que tem como objetivo, apresentar aos profissionais da saúde de Paracatu o atual entendimento da Promotoria acerca da gestão de saúde, direitos e deveres dos médicos e demais profissionais da área, e o papel do SUS.

A reunião foi uma forma de mobilização da sociedade e abertura para questionamentos. Num momento em que a questão da saúde em Paracatu vem sendo amplamente discutida pela sociedade civil, o Poder Judiciário apresenta um projeto, a fim de dar sua contribuição para as necessárias melhorias na saúde pública municipal.

Estiveram presentes à reunião, o Secretário de Saúde, Eurípedes Tobias, o presidente da Associação Médica Maximiano Aubert, e o delegado do Conselho Regional de Medicina, Rogério Ferreira, além de populares e profissionais da saúde.
Conforme foi noticiado aqui, Dr. Peterson convocou Audiência Pública meses atrás para identificar os problemas que estavam prejudicando o atendimento na rede oficial. Após exaustivos estudos, descobriu-se que muitas coisas podem ser melhoradas, sem gastos adicionais significativos, utilizando-se de forma mais racional a estrutura e os recursos existentes.

O projeto de humanização propõe pequenas ações que poderão produzir grandes resultados. Por exemplo: que alguns médicos ou outros profissionais de saúde tratem os pacientes com um pouquinho mais de sensibilidade, ao invés de nem mesmo olhar no rosto do doente durante a consulta, descaso que já feriu até mesmo os sentimentos de muita gente..

A idéia é implantar uma mudança cultural. E isso envolve também a população. Afinal, se é verdade que atendimentos muitas vezes deixaram a desejar, é verdade também que desrespeito ao servidor, outros abusos e até agressões já foram praticados contra muitos profissionais. Respeito, apreço, compreensão e paciência devem ser como uma estrada de mão dupla para que se chegue ao objetivo pretendido.

Texto: Florival Ferreira
Foto: Promotor de Justiça, Dr. Peterson Queiroz, idealizador do movimento.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti