11 mar 2010 00h41

Programa de Qualificação de Fornecedores é lançado em Paracatu

Para crescer com sustentabilidade, o primeiro passo é firmar parcerias. Em Paracatu, instituições públicas e privadas se unem para lançar o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas do município. A iniciativa tem como coordenador técnico o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com mobilização local da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Sebrae Minas, Kinross Paracatu, Votorantim Metais e da Associação Comercial e Industrial de Paracatu/Câmara de Dirigentes Lojistas de Paracatu (Acipa/CDL). A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 4 de março, na Casa de Cultura, com a presença de diversas autoridades da região.

Inicialmente, o PQF irá qualificar gestores de 30 pequenas e médias empresas de Paracatu – número que superou as expectativas. “O objetivo era o envolvimento de 25 empresários, mas chegamos a 30. Não tenho dúvidas de que as metas propostas pelo programa serão cumpridas”, ressaltou a gerente do Núcleo de Gestão Empresarial do IEL, Cláudia Maria Araújo Esteves, durante a solenidade.

Os treinamentos terão início em maio. “O sucesso do PQF é visível antes mesmo de começar. É incrível a capacidade do programa de aglutinar tantos parceiros em busca de capacitação, para melhorar o próprio negócio”, destacou o coordenador do programa pela Adesp, Nidelson Teixeira Falcão. De acordo com ele, os fornecedores selecionados para a primeira turma atendem à Kinross Paracatu e à Votorantim Metais, que atuarão como empresas-âncoras.

“Apoiar a qualificação dos fornecedores é investir no crescimento econômico e social do município. Será uma oportunidade dos empresários aprenderem novas práticas para tornar os negócios mais produtivos e competitivos, com a geração de emprego e renda”, completou o gerente geral da Kinross Paracatu, Gilberto Azevedo. O desenvolvimento do município também é o foco da Votorantim Metais, “É muito gratificante saber que uma iniciativa como esta vai qualificar as empresas da região e ampliar o campo de atuação. Nosso propósito é preparar e desenvolver estes negócios para também atender ao município. A Votorantim acreditou no projeto e, agora, vai colher bons frutos”, comentou o coordenador do Departamento Administrativo e Financeiro da Votorantim Metais Unidade Morro Agudo, Flávio Luiz Pereira.

Dividido em cinco módulos, o PQF abordará temas como estratégia, finanças e mercado, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e qualidade. Além dos treinamentos empresariais, haverá consultorias individuais e avaliação da evolução das empresas participantes, que terão como metas reduzir em 80% o índice de não conformidades em produtos ou serviços, cumprir o prazo em 90% das entregas e aumentar em 10% o faturamento. Outros desafios são ampliar em 10% o número de clientes e receitas de vendas e diminuir em 15% os custos fixos e variáveis.

Ao final dos treinamentos, as empresas fornecedoras irão receber certificado chancelado pelo comitê do programa. Reconhecido pelo Guia Exame da Boa Cidadania Corporativa, o PQF já foi implantado em 15 estados. Paracatu é o segundo município de Minas Gerais a investir na iniciativa.

Além de representantes da Adesp, IEL e Kinross Paracatu, a cerimônia contou com a participação da diretora da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura Municipal de Paracatu, Eloísa Cunha; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira; da gerente do Sebrae em Paracatu, Rosely Maria Soares Vaz.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti