9 mar 2010 18h02

Dengue Hemorrágica faz primeira vítima em Paracatu

Segundo informações de funcionários do Hospital Municipal, confirmadas mais tarde pelo Secretário de Saúde e Diretor Técnico, o paciente foi internado no último domingo no Hospital São Lucas e transferido ontem para a UTI do Hospital Municipal.

Foram confirmados todos os sintomas da Dengue Hemorrágica, incluindo o sangramento do nariz e ouvidos no paciente, Iuri Campos, de 39 anos, que estava internado na UTI, mas não resistiu e veio a falecer na manhã desta terça-feira. Iuri era sobrinho do Ex-Secretário de Esportes Bajoso e também do farmacêutico Dedé da Farmácia, pessoa muito conhecida e querida na cidade.

Em entrevista ao FM Repórter, Dr. Paulo Sérgio Tadeu Marinho Morais, Diretor Técnico do Hospital Municipal e Coordenador da UTI, o paciente que veio a óbito é um caso excepcional que foge aos casos do cotidiano da Dengue em nosso município, que começou com um caso de Dengue clássica e o que chamou atenção foi a rápida evolução até o óbito em função da Insuficiência hepática . “-O que ocorreu foi uma resposta individual bastante incapaz de conter a evolução do vírus no organismo, muito rápido e excepcional. O paciente chegou a UTI com muito sangue do Pulmão, fígado bastante inchado e muitos sangramentos na pele.” Completou Dr. Paulo

O Secretário Eurípedes Tobias, lamentou a morte de Iuri e disse que a Secretaria tem praticado o serviço de pulverização com inseticida há semanas, mas a época ainda é muito propícia para a proliferação do Mosquito, então a comunidade ainda é a peça mais importante no combate.

Iuri havia viajado recentemente para Uberlândia e Uberaba e isso reforça a suspeita do Dr. Paulo de que o caso é excepcional e que não há motivo para alarde e sim para manter o cuidado permanente.


Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça forte, costas doloridas, dor nas articulações, vômito, dor nos olhos e erupções na pele. A dengue hemorrágica é caracterizada por febre que dura de 2 a 7 dias, com sintomas gerais que podem ocorrer em muitas outras doenças (náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça).

Esse estágio é seguido por manifestações hemorrágicas, tendência de machucar-se facilmente ou outros tipos de hemorragias na pele, nariz ou gengiva sangrando, e possivelmente sangramento interno. Os vasos sanguíneos capilares tornam-se excessivamente permeáveis, permitindo que componentes do fluido escapem. Isso pode ocasionar falha do sistema circulatório e choque, seguido de morte se a falha no sistema circulatório não for corrigida
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti