13 fev 2010 11h23

Casos confirmados de dengue superam os 260 em Paracatu

Há pouco mais de uma semana o Paracatu.net publicou uma matéria sobre os números da dengue na cidade e as medidas que estavam sendo tomadas. Agora, devido ao fato de se tratar de um assunto que sempre se atualiza, voltamos ao tema.

Apesar de não se ter nenhum caso de óbito, a soma dos casos confirmados pela Secretária Municipal de Saúde chega, até essa quarta-feira, na preocupante marca de 263 pessoas infectadas com dengue. Números que já revelam um surto da doença na cidade.

A Funasa, preocupada com esses números, já iniciou seu trabalho no município e está realizando um bloqueio nas áreas de maior incidência. A anti-sepsia leve, ou seja, a aplicação do veneno em menor área e em menor quantidade já está sendo feita em algumas localidades.

De acordo com o João Vicente, a FUNASA é um órgão federal que presta serviço ao município e conta com a parceria da Secretária Municipal de Saúde (SMS). No entanto, completa ele, “Somos uma equipe de atitude própria. Quando vemos que há evidências de infestação, acionamos nossas filias e é feito uma estratégia de bloqueio e combate. Já foi feito a requisição de um carro à Uberaba e em breve todos os bairros contaram com o bloqueio pesado.”.

A secretária, por sua vez, enviou todos os seus agentes de saúde para procurar e eliminar os focos do mosquito. Ela conta também com o caminhão que está circulando especificamente para recolher entulhos (pneus velhos, móveis estragados, lousas, garrafas velhas, etc...) que os moradores queiram se desfazer. Um carro de som está fazendo o serviço de informar a população sobre os dias e a hora que o morador deverá colocar o lixo para fora de casa para ser recolhido.

No entanto, reforça Maria Dilma, técnica em enfermagem na SMS: “Se toda a população se conscientizar de que deve trabalhar como uma equipe a situação se controlará, caso contrário, todos nós sofreremos as conseqüências”.

Até o presente momento não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica no município.

Confira abaixo a número de casos notificados por bairro até essa última quarta-feira.


Alto do Açude: 19 casos confirmados
Alto do Córrego: 21 casos confirmados
Alvorada: 02 casos confirmados
Amoreiras: 06 casos
Arraial D’angola: 02
Bela Vista: 15
Bom pastor: 02
Centro: 104
Chapadinha: 01
Cidade Jardim: 01
Cidade Nova: 03
Esplanada: 03
JK: 11
Mirante: 01
Novo Horizonte: 09
Nossa Senhora Aparecida: 03
Nossa Senhora de Fátima: 11
Paracatuzinho: 10
Primavera: 01
Santa Lúcia: 02
Santana: 27
Vila Mariana: 10
Vista Alegre: 03
Zona Rural: 01



Total notificado 268
Positivos: 263
Negativos: 05



Fotos: Aline Martins
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti