3 fev 2010 17h32

SISU traz consigo muitas polêmicas.

O Sistema de Seleção Unificada, SISU, é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual algumas Universidades Federais selecionarão seu grupo de estudantes tendo como base exclusiva a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma maneira inovadora de seleção, que mesmo em meio às tribulações não abriu espaços para questionamentos.

Mesmo assim, expectativas e especulações rondam esse novo meio de se conseguir uma vaga numa universidade de prestígio. Para alguns, essa nova maneira de seleção reforça a idéia de que as Universidades Federais encontram-se em estado de sucateamento. Segundo os que assim acreditam, o SISU facilitaria a entrada de pessoas despreparadas em alguns cursos. Fato que abaixaria o nível e excelência e credibilidade das instituições públicas.

Por outro lado, outros, em especial educadores, atribuem ao novo ENEM a responsabilidade de liderar uma ação pioneira no país. Acreditam que os itens avaliados foram deslocados do conteúdo válido em si mesmo para o conteúdo prático, usado no dia a dia. Além de o novo exame contar com questões referentes a artes plásticas, teatro, música, dança, e outras manifestações artísticas, foram introduzidos temas como política e sustentabilidade, assuntos primordiais para quem preza pelo exercício da cidadania e pela formação de cidadãos sensíveis, críticos e ativos.

De acordo com Adailton, estudante na cidade de Paracatu e avaliado pelo Enem, o SISU não é suficiente para garantir igualdade de acesso ao ensino de superior público no país, pois alunos provenientes de escolas particulares possuem uma educação de melhor qualidade. Segundo ele seria melhor se as vagas do novo sistema fossem destinadas exclusivamente para estudantes oriundos de escolas públicas, criando para eles uma nova alternativa além do vestibular convencional.

Ontem, até 19h30 um total de 632 mil candidatos concorria para as 47,9 mil vagas que foram disponibilizados por 51 universidades por todo o país. As inscrições se encerrarão hoje às 23h59min.

Para maiores informações consulte diretamente o site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/



O Estudante Adailton Galiza aparece na segunda foto.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti