26 ago 2015 19h18

Fundação Conscienciarte promove atividades de recreação e entretenimento em Paracatu

Passadas as férias, a Fundação Conscienciarte, em parceria com a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim, retorna suas atividades em Paracatu com o projeto Cine Clube Itinerante e a gravação dos quadros da TV Caroço. No início do mês, já foram exibidos filmes como “A Princesa e o Pianista”, “Amazônia”, “Tainá III - A Origem” e “Vinícius”, além do curta “Alex Cotta”, produzido pela TV Caroço. Amanhã, dia 27 de agosto, o Cine Clube Itinerante fecha o mês na Escola Estadual Leonor Victor Rodrigues, exibindo curtas folclóricos, às 8h.

De acordo com a coordenadora da Fundação Conscienciarte, Beatriz Mascari, o projeto tem muita receptividade e sempre há uma satisfação da comunidade em recebê-lo. Desde março, quando foram retomadas as atividades do Cine, cerca de cinco mil pessoas foram atendidas em Paracatu e Vazante.

O Cine Clube também promove mini oficinas nas escolas. “A proposta é introduzir os alunos a técnicas de captação de vídeo, áudio e fotografia, além de ajudá-los a trabalhar com professores dentro da sala de aula, produzindo um jornal, uma encenação, entrevistas ou algum material”, ressalta a coordenadora.

Para Júlio Rocha, gerente geral da Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, as atividades da Fundação Conscienciarte são de extrema importância para levar o cinema brasileiro àqueles que têm acesso restrito à arte. “Por meio do apoio aos projetos culturais Cine Clube Itinerante e TV Caroço, buscamos formar cidadãos mais conscientes e valorizar as produções cinematográficas nacionais”, afirma.

TV Caroço

Neste mês, a TV Caroço gravou em Paracatu um quadro em homenagem ao dia dos pais. De acordo com Beatriz Mascari, a TV desenvolve em média três quadros por mês e tem aumentado os seus telespectadores. “A TV Caroço participou do espetáculo Identidade que aconteceu em Paracatu. A proposta do espetáculo é reunir apresentações de diversas manifestações artísticas para falar sobre a identidade de Paracatu.  Dois vídeos foram apresentados para um público de mais de 400 pessoas” conta.

A TV Caroço integra o projeto Cine Clube Itinerante e é formada por adolescentes do município de Paracatu. Trata-se de uma WEBTV experimental que produz conteúdo direcionado ao público jovem. Os programas podem ser assistidos no canal no Youtube: 
https://www.youtube.com/user/Tvcaroco

Alunos têm contato com a arte

Durante encontro na Escola Municipal Arquimedes Cândido de Meireles, na Fazenda Morro Agudo, zona rural de Paracatu, no dia 11 de agosto, o projeto Cine Clube Itinerante desenvolveu atividades artísticas com os alunos, como pintura de rosto, arte na calçada e outras recreações do gênero, além da exibição de filmes.

Esta foi a primeira vez que a escola recebeu um projeto deste gênero. “Raramente recebemos incentivo. O encontro foi uma oportunidade única para os nossos alunos pois, muitos deles, não tem condições de vivenciar a arte. Além disso, é um espaço dinâmico de interação”, afirma
Wânia Dias Alexandrino Dairel, diretora da instituição.

Já no dia 18 de agosto, foi realizada a exibição de um filme na Escola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco. O longa foi produzido por alunos da escola que foram orientados pelos profissionais do Cine Clube Itinerante. No dia 19 de agosto, na Fundação Conscienciarte, a TV Caroço desenvolveu atividades de aprendizado para acompanhamento do quadro “Experimenta”. Instruídos pelos profissionais da TV, os alunos aprenderam a manusear equipamentos e elaborar pequenos roteiros.


 
Fonte:Sueli Azevedo Ideia Com Empresarial

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti