26 nov 2009 00h09

Primeira Edição do Festival Regional da Consciência Negra é sucesso

A Fundação Conscienciarte através do projeto Cultural Conscienciarte realizou durante todo o mês de novembro o Festival Regional da Consciência Negra – FERCON, que contou com atividades culturais e uma programação extensa e muito rica.

De 05 a 21 de novembro foram realizadas mostras de Cinema, Apresentações de Fantoche e oficinas de danças populares. Cerca de 10 escolas das redes públicas e privadas de Paracatu receberam as ações e possibilitaram que os alunos tivessem um contato com suas próprias raízes.

Outras ações importantes e com um numero expressivo de visitações, foram as exposições de Quadros e Fotos que aconteceram de 16 a 20 de novembro na Casa de Cultura e no Museu, as exposições são importantes, pois rememorizam ações realizadas em anos anteriores por artistas da nossa comunidade e alunos dos projetos numa proposta de valorizar a expressão artística e a memória da comunidade afro brasileira.

O Seminário Regional de Cultura aconteceu no dia 19 e reuniu representantes de diversos municípios do noroeste de Minas para um debate acerca da democratização da cultura. O seminário contou com a presença da Professora do Núcleo de EAD da UFSJ - Rosana Machado, da Assessora de Programas e Projetos do Ministério da Cultural – Aparecida dos Reis Maria e da Superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Outro ponto importante do seminário foi a certificação dos Mestres e Griôs da Cultura Popular de Paracatu e da região. Os Mestres e Griôs são pessoas que através da sua história de vida e de seu conhecimento adquirido através da vivência passam através da oralidade informações e valores para crianças e jovens.

No dia 20 foi a vez da musica regional, numa parceria firmada entre a Conscienciarte e o Projeto Vida de Viajante, artistas da nossa comunidade fizeram suas homenagens aos cantores através de apresentações do cancioneiro popular. A noite misturou vários estilos, começando com musica de raiz, passando pela MPB e finalizando com uma roda de samba e pagode.

Já no dia 21, a programação atingiu seu ápice, Paracatu recebeu cerca de cinco delegações oriundas de municípios da região no Cortejo Afro e na Feira de Ojá, um espaço de comercialização de produtos ligados a temática e mostra de atividades culturais. Nela se apresentaram onze manifestações culturais dos mais variados estilos. O encerramento das comemorações aconteceu com o Show do Grupo Tambor Mineiro de Belo Horizonte.

O FERCON foi realizado através da Lei de Incentivo a Cultura em parceria com o Ministério da Cultura, Prefeitura de Paracatu, Instituto Votorantim, Kinross Paracatu, Programa Cultura Viva, Programa Mais Cultura, Prêmio Areté, Curso de Análise de Sistemas da Faculdade Finom,Casa dos Artesãos, Grupo Lene, Escola Técnica Multi Tech, Papelaria Dinâmica, Papelaria Exata, Temphuz Livraria e Print Art.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti