27 fev 2014 20h09

A verdade sobre a falha do WhatsApp e o Telegram

Se você utiliza o WhatsApp, deve ter percebido, aliás, algumas pessoas até desesperadas, depois que no último sábado o sistema de envio e recebimento de mensagens mais conhecido no mundo, o WhatsApp ficou completamente paralisado. Apesar das piadinhas que circularam pela internet e ainda temos visto por aí, o problema não teve qualquer ligação com a compra do serviço pelo Facebook, muito menos com uma vaidade do pobre dono do Facebook, Mark Zuckeberg.

O criador e fundador do WhatsApp, Jam Koum,
 explicou todos os detalhes da queda do serviço. Segundo ele, a paralisação foi o maior de todos os tempos, tendo afetado todos os usuários do serviço, todos, eu, ele, você e todo mundo.

O problema foi originado em um roteador de rede que teria causado uma falha em cascata nos sistemas do WhatsApp, afetando diretamente os servidores. Nem deu tempo de informar qual a causa dessa falha, mas ele garantiu que isso não tem relações com o boato que circulou que o WhatsApp teria sido desligado após o anúncio da aquisição, que balançou o mercado na última semana, nada disso.

Jam Koum afirmou que o WhatsApp está tomando medidas para proteger os servidores de possíveis falhas no futuro e que os engenheiros estão se assegurando de que isso não vai acontecer outra vez.

Portanto, você que tá me ouvindo, aceite o fato de que, qualquer serviço que depende de tecnologia, principalmente quando é gratuito, está sujeito a falhas.

Teve gente que externou sua raiva nas redes sociais, espalhou notícias falsas, xingou a mãe do dono do Facebook e do criador do WhatsApp. Mas isso não adiantou nada, boato e xingamento não resolve problema, quem resolve são os engenheiros.

Mas pra você que pensa que o mundo se resume ao WhatsApp, queria lhe apresentar o Telegram.

O WhatsApp está com seu reinado ameaçado por um desafiante russo: o Telegram, é um serviço russo que ganhou mais de 5 milhões de usuários nos últimos 5 dias. E como nós sabemos e lembramos das últimas migrações de usuários (Orkut para facebook, Desktop para notebook, celular para smartphone, ou ainda traduzindo através de um ditado popular: água morro abaixo e fogo morro acima ninguém segura..), vamos ficar de olho no telegram e em outros por aí, como o viber por exemplo, mas vamos falar do telegram.

O Telegram figurou no top dos mais baixados esta semana e ganhou notoriedade internacional por ter servido como “rota de fuga” para os viciados em programas de mensagens, cansados das falhas do WhatsApp.

A maior vantagem do Telegram é sua grande preocupação quanto a segurança e privacidade de seus usuários. O aplicativo conta com um recurso inédito bastante interessante e batizado de “Secrets Chats” (ou “Chats Secretos”, em português) que são deletados automaticamente após alguns minutos.

Outra vantagem é que o Telegram, é gratuito para sempre. Isso se dá ao fato de que os criadores do serviço não planejam obter lucros financeiros. E por ser um software open source, qualquer pessoa pode estudar e modificar o código-fonte do Telegram, criando apps derivados dele, estilo o Linux.

Ao que tudo indica, teremos uma briga acirrada em um futuro próximo, afinal, com tantos usuários se registrando no serviço diariamente, não vai demorar muito até que o Telegram tenha que expandir sua estrutura, instalar um número maior de servidores e possa ou não preocupar os concorrentes.

Ah!!
 
E pode ficar tranquilo que a conversa de que as conversas do WhatsApp seria publicadas na linha do tempo do facebook é apenas boato. Essa notícia é mais falsa do que nota de 3 reais.

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti