20 out 2009 21h10

Paracatu recebe dossiê de tombamento do núcleo histórico

Ocorreu na data de hoje, 20 de outubro, no gabinete do prefeito Vasco Praça Filho, a entrega do dossiê de tombamento do núcleo histórico da cidade de Paracatu. A entrega simboliza a concretização do processo de tombamento, que neste momento se faz completo quase que em sua totalidade, restando apenas os trâmites burocráticos para sua finalização.

O dossíê foi elaborado por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na pessoa de Dalmo Vieira, com o apoio da equipe da Secretaria de Cultura, comandada pela secretária Marina Cunha, além do conselho de cultura da cidade de Paracatu.

"É com muita felicidade que o IPHAN concretiza mais uma etapa rumo ao tombamento definitivo do núcleo histórico de Paracatu. A história é a alma de um lugar, e o que pudemos apurar e levantar aqui é de uma riqueza ímpar, e não poderia de forma alguma deixar de existir", ressaltou Dalmo Vieira, diretor do IPHAN.

Em sua fala, o prefeito Vasquinho demonstrou satisfação com a realização: "Preservar é ser moderno. Precisamos conservar o maravilhoso patrimônio histórico que possuímos, para que possamos apresentar a história de Paracatu aos visitantes e aos próprios paracatuenses. Contamos com a habilidade da secretária Marina Cunha para a busca de recursos na iniciativa privada e contamos com a consciência da população no sentido de preservar o nosso maior patrímônio, que é nossa história e nosso passado. Solicitamos publicamente apoio das grandes empresas aqui presentes, Kinross, Votorantim e Furnas, para alocarmos mais recursos para a compra definitiva de casarões com fins de remodelamento e preservação. Por fim, agradecemos ao trabalho desenvolvido pelo IPHAN, pela equipe da secretaria de cultura e demais envolvidos. No momento do aniversário de nossa cidade, não poderíamos ter recebido melhor presente", finalizou o prefeito.

Estiveram presentes também na cerimônia a vereadora Graça Jales, Paulo Anacleto, representando o deputado estadual Almir Paraca, Marcelo Coelho, da Kinross Paracatu, representantes da Votorantim e da Furnas, Jandira Batista, do Instituto de Arquivologia do Rio de Janeiro, além da impresa local.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti