16 out 2009 19h03

Paracatu receberá mais 4 delegados de Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais ganhou 164 novos delegados. A formatura aconteceu na quinta feira (15), em Belo Horizonte. Eles foram aprovados no concurso realizado em outubro de 2008 e assumem o cargo após a conclusão do Curso de Formação Policial da Carreira de Delegado de Polícia. Com a incorporação dos novos delegados, a Polícia Civil passa a contar com 10,2 mil policiais, lotados em 565 delegacias e órgãos como o Instituto de Criminalística, Detran e Instituto de Identificação.

Durante a solenidade de formatura, o chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Marco Antonio Monteiro de Castro, destacou a importância do papel dos novos policiais. “Dentre todas as carreiras públicas de formação jurídica, a de delegado de polícia é a única que investe seu titular no desafio ímpar de colher os fatos diretamente da realidade, sem mediações, justamente num setor da vida social que se destaca por ser o mais complexo de todos, que é o do crime e da violência”.

Os novos delegados serão designados para as cidades de Araxá, Ipatinga, Governador Valadares, Guanhães, Montes Claros, Patos de Minas, Pedra Azul, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Janaúba, Paracatu, Diamantina, Capelinha, Pirapora, Nanuque, Almenara, Januária e Unaí. Trata-se da primeira vez que o concurso público foi realizado de forma regionalizada, já visando a atender a todas as comarcas.

Os delegados recém-formados foram capacitados pelo Curso de Formação Policial da Carreira de Delegado de Polícia, ministrado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Durante três meses eles tiveram aulas práticas e teóricas, cumprindo a carga horária de matérias como manejo e controle de armas de fogo e técnicas de ação policial. Os novos policiais participaram também de um ciclo de estudos jurídicos promovido pela Acadepol, recebendo orientações para seu trabalho rotineiro e de atuação em conjunto com outras instituições que promovem a segurança pública.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Cylton Brandão da Matta, o curso merece destaque por “apresentar aspectos da vivência diária no combate à criminalidade e a necessidade e importância do trabalho conjugado com instituições ligadas à segurança pública, estreitando relacionamentos para melhorar a eficiência das ações policiais conjuntas”.
Números

Os quadros da Polícia Civil de Minas Gerais foram acrescidos de 98 novos peritos, em julho deste ano. Em agosto, 234 escrivães ingressaram na corporação e, em dezembro, serão diplomados 526 agentes de polícia. Outros 1.000 agentes, já aprovados na fase objetiva, estão passando por exames biomédicos e biofísicos, e deverão ser capacitados em 2010. A meta é suprir, até o final do próximo ano, o quadro de 12,5 mil cargos existentes, com a realização de outros concursos públicos.

A Polícia Civil recebeu de 2003 a 2008, aproximadamente R$ 90 milhões em investimentos do governo estadual, destinados à compra de armas, viaturas, tecnologia de informática e comunicação, reformas e construção, mobiliário. Através da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Governo de Minas está providenciando ainda a transferência das cadeias públicas para gestão da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

A medida resulta no retorno de policiais civis que estavam atuando na guarda de presos para o trabalho constitucional. De 2003 até setembro deste ano a Suapi assumiu 44 carceragens da Polícia Civil. Em Belo Horizonte a instituição não cuida mais de presos e o objetivo é que isso ocorra nos demais municípios mineiros.

Em Paracatu.

Nossa reportagem falou esta manhã com o Delegado Regional, Dr. Hamilton Fernandes Cravo, que nos confirmou a informação e disse que em Paracatu, serão 4 novos delegados, mas que o incremento da força será também para suprir um déficit já existente, pois um Delegado está afastado por motivos de saúde a mais de 4 meses e a previsão é de que fique outros 3 meses afastado; em seguida o mesmo se aposentará.

“Provavelmente iremos substituir o Dr. Eduardo e enviar um delegado para ajudar na cidade de João Pinheiro que apesar de ser uma cidade menor, o volume de trabalho também é muito grande. Na próxima semana estaremos em um Seminário onde serão definidas as datas, mas creio que nos próximos 15 dias haverá a designação destes novos policiais;” destacou Dr. Hamilton.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti