30 abr 2013 14h11

"A solução para problemas no trânsito é simples: Cumprimento da lei implantação da Zona Azul" afirma Oswaldinho

Vereador Oswaldo Luiz Ferreira Braga (PMDB)Vereador Oswaldo Luiz Ferreira Braga (PMDB)
Segundo o Vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB) a solução para um grande problema que aflige comerciantes, moradores, pedestres e motoristas no centro da cidades é mais simples do que se imagina. “-Basta fiscalização e o cumprimento da lei.” Afirmou.

A Lei Municipal 2854/2011 proíbe o trânsito de caminhões de carga nas ruas de Paracatu das 08:00 às 19:00 horas de segunda a sexta-feira e de 08:00 às 14:00 horas aos sábados. Aos domingos e feriados o trânsito é livre. A lei já foi sancionada e, além de diminuir o fluxo de veículos no perímetro urbano da cidade, a medida também pretende evitar a degradação das ruas e patrimônios públicos.

No entanto, conforme observou o Vereador do PMDB, na prática, a lei ainda não é respeitada. “-É comum se encontrar caminhões circulando no centro da cidade, sem cumprir o que foi determinado, apesar de já haver placas informando a proibição nas principais entradas da cidade.” Denunciou.

Para o parlamentar, a restrição é também uma oportunidade de negócios, pois as empresas, as transportadoras, as grandes redes e os atacadistas, podem instalar nas imediações de Paracatu, um Centro de Distribuição de seus produtos, como acontece em várias cidades importantes em todo Brasil. Isso, além de garantir o mercado em Paracatu da forma que já o fazem, também será uma forma de gerar empregos e atrair investimentos.

Oswaldinho também chamou atenção para a implantação da Zona Azul em Paracatu: “-Temos que agir para agilizar a lei da Zona Azul o mais rápido possível. Nossa cidade cresceu e nós temos que ser ousados para encarar as mudanças que precisam ser feitas.” disse

O Vereador ainda apresentou várias depoimentos de empresários do centro da cidade que em sua maioria aprovam a implementação da Zona Azul nas principais ruas da cidade.

ZONA AZUL: AFINAL O QUE É? QUAL É SEU OBJETIVO?

Ao analisarmos com cautela veremos que a zona azul proporciona vários benefícios a todos os proprietários de veículos e a sociedade como um todo.

SUA FINALIDADE PRIMÁRIA: Equalizar direitos a vagas de estacionamento, onde a demanda é grande, isto é; mais veículos do que vagas.

INCENTIVO AO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO: São vários os benefícios deste meio de transporte como: Economia de combustível, diminuição do fluxo de veículos que causa congestionamentos, redução de acidentes de trânsito e até de estresse dos motoristas, não só com relação a encontrar vagas, mas também com a preocupação com furto, roubo e pequenas avarias em seu veículo enquanto está ausente.

EMPREGO: Temos que considerar que a zona azul gera nas grandes e médias cidades onde é instalada uma quantidade considerável de empregos, este é o lado social, e na maioria dos casos são jovens que por estarem trabalhando estão contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico do município e também exercitando a cidadania, além de não estarem desocupados.

ARRECADAÇÃO: A arrecadação da zona azul, além de manter seus custos, tem também a função de ser mais uma ferramenta de engenharia e manutenção do sistema de trânsito do município, pois parte da arrecadação é destinada aos órgãos de transito.

Em cidades onde não tem zona azul, é comum o cidadão estacionar seu veículo no centro e La deixá-lo até o final do dia, porém à medida que a cidade vai crescendo e começam faltar vagas, começam também os conflitos, pois todos se acham no direito de estacionar aqui ou ali, fato que na maioria das vezes abalam bons relacionamentos de comerciantes e moradores vizinhos.
fullscreen
Placa na Entrada da Cidade, próximo a Rua Padre Manoel

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti