10 out 2009 14h47

Novos operadores de máquinas industrais se formam

No último dia 8 de outubro, 23 novos operadores de máquinas industriais foram apresentados oficialmente ao mercado. Depois de 160 horas de aulas, a turma foi homenageada em formatura, na Câmara Municipal. O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Kinross Paracatu, de 30 de junho a 30 de setembro.

O orador da turma, Dianilton Nazário Borges, inspirou seu discurso nas palavras do famoso escrito, William Shakespeare, “Se seus sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces”. Agradecendo muito a oportunidade, ele valorizou o curso como experiência de vida. ”Encontramos a importância de aprender e, às vezes, de ensinar reciprocamente. Hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. E reafirmamos o alto grau de comprometimento que temos conosco”, destacou.

A Gerente do Sesi/Senai de Paracatu, Tatiane Torres, também inspirou sua fala em uma célebre frase, de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si”. A força de vontade e o empenho dos instrutores, para desenvolver o curso – novo na grade do Senai Paracatu – foi lembrada. “De uma parceria nasceu este curso. Gostaria de agradecer a todos que fizeram com que fosse realidade. Hoje, eu vejo aqui pessoas, esperança, sonho e oportunidade. Vocês, formandos, chegaram aqui por mérito. Parabéns”.

Os alunos agora estão aptos a atuar no mercado de trabalho, devidamente qualificados, respaldados por um certificado que é considerado um diferencial no segmento industrial. Durante a formatura, a Kinross Paracatu anunciou, para os próximos dias, a abertura de um processo de seleção entre os 23 formandos, para contratação de quatro novos Operadores de Máquinas Industriais. “São 23 novos profissionais capacitados para o mercado. Um dos valores da Kinross coloca as pessoas em primeiro lugar. E é um exemplo para todos nós a garra de vocês, para chegar até aqui. Desejo muito sucesso para todos”, disse o Gerente de Operações da Kinross Paracatu, Cleres Sampaio.

Os requisitos para participar do curso foram: ter 2º grau completo, idade acima de 18 anos e CNH B. Os módulos, teóricos e práticos, foram divididos em temas, como Responsabilidades do operador, Introdução ao equipamento, Instrumento e controle, Manutenção preventiva, Operação básica, Técnicas de operação e Treinamento no Simulador.

Além da intensa carga horária em sala de aula, os alunos realizaram quatro visitas técnicas na Mina Morro do Ouro, no final de agosto e ao longo de setembro. Nestas aulas práticas, puderam conhecer a mina, equipamentos e suas funcionalidades, além de testarem o simulador de um caminhão 793, e acompanharem o equipamento, junto com um operador da Kinross.

A iniciativa de desenvolver um curso como este nasceu de uma crescente demanda da Kinross Paracatu por Operadores de Máquinas Industriais. Aliada a esta necessidade, a empresa também seguiu sua filosofia de priorizar as contratações de pessoas de Paracatu ou que morem na cidade. Além disso, esta qualificação preparou para os alunos para atuar em outras empresas do segmento de mineração, um dos setores da economia que mais contrata em Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação Kinross Paracatu

fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti