16 set 2009 01h33
Senado aprova liberdade na internet para as eleições

O Senado Federal aprovou, nesta terça feira 15, o novo texto da Reforma Eleitoral, relatada pelo Senador Eduardo Azeredo, que recuou da determinação anterior, e deu parecer favorável à liberdade de utilização da Internet pelos candidatos já a partir das eleições de 2010.
O projeto retornará à Câmara dos Deputados, onde enfrenta certa resistência no que se refere ao uso da Internet. O texto que veio dos deputados enquadrava a Internet às mesmas regras impostas ao rádio e à TV, onde não são permitidas opiniões pessoais quanto às eleições, e todos os candidatos devem ter o mesmo espaço, sendo vedado aos portais da web o tratamento diferenciado a qualquer partido, candidato ou coligação.
No novo texto, aprovado hoje no Senado, os portais são livres para a manifestação de opiniões e pensamentos, estando assegurado o direito de resposta e ficando proibido apenas o anonimato.
Para entrar em vigor nas próximas eleições, a Reforma Eleitoral com seu novo texto precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados, e ser sancionada pelo Presidente Lula até o dia 3 de Outubro.
Fonte de Pesquisa: Globo.com