31 jul 2012 22h41

ExpoParacatu já tem seu destaque: Vaca da raça Girolando bate recorde mundial na produção de leite.

Com quase oito anos de idade, a vaca chamada “Sol Girolando do Rancho” bateu o recorde mundial na produção de leite entre os animais da raça durante o torneio leiteiro realizado na 26ª ExpoParacatu.
Durante a 7ª pesagem, nesta terça-feira dia 31 de julho, a vaca chegou a produzir 105,420 kg em apenas uma ordenha. A média diária dela é de aproximadamente 103 kg de leite a cada processo de retirada do leite.
Segundo Dr Alysson Sampaio, Veterinário responsável por todas as atividades ligadas à Pecuária da Coopervap, o resultado é a coroação de um trabalho que dura muitos meses. “-Nós passamos muitos meses rodando as principais exposições do Brasil, conhecendo e convidando criadores para nossa Exposição e hoje temos a satisfação de presenciar este fato histórico em nossa terra, o que, com certeza estará projetando o nome de nossa cidade para o mundo inteiro.” Afirmou Alysson.

O Anima pertence ao Condomínio Girolando do Rancho e Irmãos Vilela e de acordo com um dos proprietários, não existe segredo, mas sim, dedicação à criação e amor  “-A vaca tem um alto potencial genético que junto com o manejo, o tratamento contribuem para o resultado. Mas o principal é o amor e a dedicação ao que fazemos e isso mostra a capacidade do gado girolando brasileiro, que hoje supera todas as raças do mundo.” afirmou o Jovem Criador Davi Rezende Cortez, que segue os passos do pai desde os 10 anos de idade.
O último recorde registrado no Brasil foi de uma Vaca no Rio Grande do Sul que produziu 93.900 kgs em uma ordenha. Além de bater o recorde mundial, “Sol Girolando do Rancho” foi a primeira vaca do Brasil a bater a marca dos 100 kgs de leite em uma única ordenha.
O Torneio Leiteiro teve início no último domingo e teve hoje a sua 7ª pesagem, mas já tem sua favorita inquestionável ao primeiro lugar.
O Presidente de Coopervap Leandro Botelho Neiva não escondia sua satisfação pelo resultado obtido no Torneio Leiteiro de Paracatu. “-Nós tínhamos notícia do potencial do animal, mas não pensávamos que tinha potencial para bater recorde nacional quanto mais mundial. Isso dá pro Município de Paracatu um destaque nacional pra sempre. A Exposição de Paracatu já entrou pra história.” Disse Leandro.
Perguntamos aos criadores, aos proprietários e vários profissionais do ramo qual o valor de da “Sol Girolando do Rancho”, no entanto ninguém quis avaliar e nem ao menos arriscar um valor aproximado para a estrela da raça.
Mas se você também ficou curioso com o valor da maior estrela da ExpoParacatu até o momento, vamos esperar até sexta-feira, pois 50% da vaca será leiloada no Leilão Girolando da ExpoParacatu, que será transmitido pelo Canal Rural.
Ficha técnica: Animal: SOL GIROLANDO do RANCHO
Raça: Girolando 3/4       Pai: Karat (Formation x Bellwood) Mãe: Marisol (1/2 sangue Girolando)
Prop.: David Rezende Cortez - Geraldo Carvalho Vilela e Beto Vilela

A História da Raça

O GIROLANDO é uma raça de bovinos resultante de cruzamento em proporções variadas entre bovinos europeus da raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa) e bovinos de da raça zebuína Gir tendo o holandês como uma raça notável para produção de leite e o Gir com muita rusticidade e longevidade, ambas com notável aptidão para a produção de leite. É uma raça rústica, adaptada ao clima tropical, adequada para a produção de leite.

 FATOS E DADOS HISTÓRICOS: A origem do primeiro Girolando não dista muito do tempo. As primeiras notícias do surgimento desses animais data-se da década de 40. Pelos anseios dos criadores brasileiros, começou a ser praticado o cruzamento do Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade. A multiplicação desses animais, mesmo desordenadamente, foi acelerada (pela alta produtividade e eficiência reprodutiva).
Atualmente encontramos o Girolando em todos os Estados. Certificando-se disso, em 1989 o Ministério da Agricultura, juntamente com as Associações representativas traçaram as normas para formação do Girolando - Gado Leiteiro Tropical, transformando-o em prioridade nacional.

Fotos: Glauber César e Alysson Sampaio
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti