18 mar 2012 18h14

Igreja de São Sebastião do Pouso Alegre

No final do século XIX, o fazendeiro Imeliano Silva Neiva, um dos homens mais ricos do Noroeste Mineiro manda erguer uma igreja dentro de suas terras sob a invocação de São Sebastião, do qual era devoto. No local, além de construída a Igreja também foi separado um significativo espaço para a instalação de um Cemitério. A igreja de São Sebastião, com o passar do tempo, se tornou mais que espaço religioso de meditação, preces e ritos, mas um lugar de encontro e comemorações da comunidade do antigo Pouso Alegre.

Localizada no antigo vilarejo São Sebastião do Pouso Alegre, a 35 km de Paracatu e considerada Patrimônio Histórico Municipal desde março de 1958 pela Lei n° 406. A igreja centenária foi saqueada e hoje está em ruínas. Envolta em muitas lendas, alguns afirmam ter existido em seu interior obras de autoria do mestre Athaíde e uma imagem de São Sebastião com 1,5 metros de altura.

A Diocese e os moradores de Paracatu passam a enfrentar problemas, como a restauração da Igreja que desde 1999, data da reforma realizada em caráter emergencial no telhado, encontra-se em perigoso estado de degradação. As últimas ações que aconteceram no ano de 2008 dizem respeito ao escoramento das paredes da Igreja, a cobertura do telhado com lonas, o cercamento da área da Igreja para impedir a entrada de animas e a limpeza da área próxima a edificação.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti