19 nov 2011 15h41

Crianças e adolescentes cada vez mais expostos aos riscos da internet

Crianças e Adolescentes estão expostos aos riscos da internet. Isso é fato.
Mas também a Pais e professores irresponsáveis e sem noção


A grande maioria dos pais de jovens e adolescentes da geração Y, a geração que cresce em paralelo com o mundo virtual da WEB já confessaram a sua impotência no controle dos filhos no que diz respeito à tecnologia.

E agora pra complicar a situação, estamos frente a outro complicador, um grande número de professores na rede pública e particular do Brasil, também se sentem e admitem despreparo na orientação dos alunos nos assuntos tecnológicos.

Em um caso recente, que foi até abordado pela grande mídia Brasil a fora, uma aluna de 12 anos foi orientada pela professora a marcar encontro com um pedófilo pela internet como parte de um trabalho escolar. De acordo com os pais da adolescente, a professora teria orientado a aluna da 6ª série a marcar encontro com um pedófilo no centro da cidade para que ela o fotografasse, ou seja, ela seria a “isca”. O caso chegou ao conhecimento da família porque a professora deixou um recado, uma prova no caderno da aluna, orientando sobre como devia agir durante o contato com o pedófilo via internet. Pode?

Conforme a orientação, ela também deveria imprimir a conversa online. A professora justificou que o objetivo dela, seria mostrar aos alunos os riscos da internet. A Secretaria da Educação informou que só irá se manifestar após a conclusão da sindicância aberta para apurar o caso.

Infelizmente o caso recente apenas mostra uma realidade brasileira. Uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que 64% dos Professores conhecem bem menos do que os alunos quando o assunto é internet, computador e tecnologia.

O meu entendimento é que precisamos realmente expandir a utilização do computador e os laboratórios de informática continuarão existindo, porque tem outras funções e pode ser usado como biblioteca virtual, espaço de consulta e área administrativa, mas isso tudo é política complementar. Nós professores, temos que nos aproximar das tecnologias o mais rápido possível.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti