21 dez 2009 17h30

Cristalina já faz parte do PRONASCI. E Paracatu?

Foi grande a repercussão do texto que escrevi com sugestões para a Segurança Pública de Paracatu. Além dos milhares de acessos ao site, recebi também vários e-mails, inclusive de pessoas de outros municípios do Brasil. Naquela coluna manifestei minha indignação com o seqüestro e morte do grande cidadão, o meu amigo taxista Orécio. Ao que parece, a Polícia agiu com rapidez e competência e já efetuou a prisão de vários suspeitos. Necessário se faz tecer nossos elogios à ação de nossos policiais, torcendo que se tenha o mesmo desenlace em outros crimes também cometidos nessa cidade.

Como sempre faço em meus artigos, terminei apresentando uma sugestão. Desta feita, sugeri que o município de Paracatu aderisse ao PRONASCI- Programa Nacional de Segurança e Cidadania. O Pronasci prioriza as regiões que apresentam os índices mais altos de homicídio e enfrenta a violência e a criminalidade com políticas públicas de segurança articuladas a projetos sociais.

Fiquei aguardando que alguma autoridade tomasse providência a respeito, mas, pelo que se vê, não houve interesse sobre o tema. É uma pena. Pesquisando no site do Ministério da Justiça, descobri que centenas de municípios já aderiram ao Programa e já mudaram o panorama da Segurança Pública de sua cidade. Recentemente, em Minas Gerais, as cidades de Montes Claros e Governador Valadares também já fazem parte do Programa e já se nota diminuição do índice de violência nestas cidades. A vizinha cidade de Cristalina, a apenas 100 Km de Paracatu já faz parte do Pronasci.

Valorizar e capacitar o profissional de segurança pública são os objetivos do Bolsa Formação, projeto do Pronasci. Com a ação, policiais civis e militares, agentes penitenciários, peritos e bombeiros militares receberão uma complementação salarial (de R$ 400) para estudar e se qualificar. Vejam só, melhores salários para os profissionais da segurança, além de capacitá-los mais ainda para o enfrentamento do dia-a-dia.

É preciso que se entenda que este Projeto não visa apenas a repressão. Um dos seus objetivos é a Prevenção contra determinados crimes, inclusive o de seqüestro. O município de Paracatu precisa pensar seriamente em alternativas preventivas, tais como: Câmeras de segurança em determinados locais, como saídas de escolas, locais de grande concentração comercial, inclusive próximo aos Pontos de Táxis.

Enfim, quem tiver interesse no Pronasci ( inclusive autoridades de Paracatu) , basta acessar o site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br/pronasci e solicitar adesão ao Programa. É uma boa oportunidade de terminar o ano com pelo menos uma boa ação. Feliz Natal e um 2010 de Paz para todos!
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti