13 set 2009 22h22

O Pré-Sal é do povo brasileiro?

“As megas reservas de petróleo descobertas na costa brasileira farão do nosso país uma das três maiores nações petrolíferas do mundo. Localizadas em águas ultra-profundas, abaixo da camada de sal – o chamado Pré-Sal, essas reservas deveriam ser integralmente do povo brasileiro, não fosse a ação entreguista dos neoliberais, que acabaram com o monopólio estatal e abriram a exploração das nossas jazidas para as empresas privadas. A atual legislação (Lei 9.478/97) permite que multinacionais explorem e produzam o petróleo e gás do Brasil, se apropriem das nossas riquezas e façam o que quiser com elas.
O resultado é que 40% das reservas petrolíferas localizadas na área do Pré-Sal que já foi leiloada pertencem às empresas privadas. O Brasil não tem controle algum sobre a destinação destas riquezas. Até mesmo a quantidade produzida é difícil de ser apurada. É o que acontece, por exemplo, com a Shell, que produz cerca de 60 mil barris por dia na Bacia de Campos, sem qualquer controle ou fiscalização do governo. Sem contar que o mesmo governo FHC que criou a Lei 9478/97, impondo a abertura do setor, também vendeu aos acionistas privados 62% das ações da Petrobrás, sendo que 38% destas ações estão na Bolsa de Nova Iorque.”
O texto acima foi encontrado no site www.presal.org.br e abre uma grande celeuma a respeito do Pré-Sal, programa recentemente lançado pelo Governo Federal e considerado como um grande marco para o desenvolvimento do país. O Pré-Sal é nosso ou ficaremos apenas com as migalhas, como infelizmente tem ocorrido com as grandes riquezas produzidas no Brasil?
Será este o motivo pelo qual muitos deputados e senadores tucanos, que são oposição ao governo Lula estão tentando dificultar ao máximo a aprovação de uma nova legislação que prevê um controle mais efetivo do Estado sobre estas riquezas?
A previsão é que em pouco tempo, com o Pré-sal, o Brasil no mínimo dobre sua produção de petróleo e gás natural. Isto significa que se o governo souber aplicar em programas que realmente visem melhorias sociais para a população brasileira, principalmente em educação e saúde, logo o país realmente estará no patamar das grandes potências mundiais.
Chegou o momento dos nossos deputados e senadores demonstrarem que têm o mínimo de bom senso e responsabilidade. É hora de deixar de lado as picuinhas e diferenças partidárias e pensar no país. O Estado precisa ser o tutor dessas riquezas e os menos favorecidos , que também são brasileiros , precisam ser os grandes beneficiários desse desenvolvimento.
Imagine, no futuro bem próximo, os nossos filhos e netos desfrutando de sistema de Educação e saúde de primeiro mundo, como ocorre na Noruega, um país que soube gerenciar suas reservas petrolíferas. A Noruega é o segundo país no ranking do IDH no mundo e a qualidade de vida da população não pára de melhorar.
Você também pode ajudar neste debate. Acesse o site www.presal.org.br , informe-se a respeito e participe desta importante campanha em prol do Pré-Sal para o povo brasileiro.
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti