16 dez 2011 20h29

Paracatu é exemplo de respeito ao pedestre no transito segundo publicação da capital mineira

E Paracatu assumiu um ótimo posto em uma publicação do jornal “Hoje em Dia”, este que circula na Capital Mineira Belo Horizonte como um bom exemplo a ser seguido no quesito respeito ao pedestre no transito.

Segundo a publicação, “em Belo Horizonte, nem treze anos de vigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não foram suficientes para motoristas assimilarem a convivência pacífica com os pedestres. A todo momento e em qualquer endereço, condutores ignoram a lei e atropelam as regras básicas da boa conduta nas vias urbanas de Belo Horizonte.”

Para ilustrar a matéria o jornal publicou inclusive diversas fotos dos pedestres de BH sendo quase que atropelados pelos veículos que não respeitam nem mesmo o sinal fechado. Em Belo Horizonte, 13 motoristas são autuados, diariamente, por desrespeitar a preferência do pedestre.

O jornal ainda foi mais a fundo nas questões do transito de nosso município: Segundo o Hoje em Dia, Paracatu, que fica a 220 quilômetros de Brasília, se espelhou na capital federal para tornar a travessia das pessoas um ato corriqueiro e sem sustos. Desde 2006, campanhas educativas têm sido feitas em Paracatu. O foco é sempre o mesmo: em algum momento, todos são pedestres no trânsito, conforme explica o secretário Municipal de Transportes, Edimar Rodrigues.

“No início, foi muito difícil, mas a mudança de mentalidade veio aos poucos”, lembra Edimar. No entanto, ele admite que o desrespeito ainda existe por parte de alguns motociclistas da cidade. “Abusos ainda são cometidos, principalmente por moto taxistas, mas a Polícia Militar, responsável por fiscalizar o trânsito, tem atuado para coibir os excessos”, acrescenta o secretário.

Para mudar a situação da cidade foi lançada recentemente uma campanha “Eu respeito a faixa de pedestre”, a qual visa a conscientização para que motoristas respeitem a faixa de pedestres e para que os pedestres não abram mão de fazer a travessia em segurança.

O jornal conclui a publicação afirmando que a mudança definitiva só será sentida se houver o envolvimento de toda a sociedade, seja adotando uma postura mais civilizada ou cobrando das autoridades mais empenho na fiscalização.

Entraram como exemplos de municípios onde o pedestre tem vez: Paracatu, Brasília e Coronel Fabriciano. Agora imaginem: o Brasil com toda a sua extensão territorial e milhares e cidades, apenas três serem postas como referencia no transito! Isso é sinal que algo não vai bem...



Foto 01: Edmar Rodrigues, Secretário de transporte de Paracatu

Foto 02: Faixa de Pedestres centro de Paracatu

Caso você leitor queira ver a matéria publicada pelo jornal na integra basta acessar o sitio: http://www.hojeemdia.com.br/minas/pedestres-pedem-socorro-contra-o-desrespeito-no-transito-1.371942
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti