17 mai 2011 23h12

Vereador Glewton de Sá apresenta projeto de educação superior para detentos

Em sessão da Câmara Municipal do dia 16, o vereador Glewton ofereceu à casa um projeto de grande ganho social, focado na oferta de bolsas de estudo de nível superior aos detentos. Em sua explanação mostrou o alcance desta medida que atingiria aquele que, dentro do sistema prisional, esteja em regime de semi-liberdade, que possua o segundo grau concluído e apresente bom comportamento.

Esta seria uma forma de contribuir com o trabalho de ressocialização desenvolvido dentro da APAC que tem como objetivo a humanização da passagem do detento na instituição carcerária, propiciando novas perspectivas de vida. A valorização do indivíduo, a preparação profissional para a reentrada no mercado de trabalho agiriam como um antídoto ao preconceito. Mostra que não basta punir, é necessário orientar o crescimento pessoal para integrar novamente.

Na opinião de Glewton “a oportunidade das bolsas de estudo pode ser dada pelo poder público municipal, por meio de acordo com as faculdades, incentivadas pela isenção de impostos e até mesmo por empresários. Isto vai contribuir para a não reincidência e aumento da autoestima e respeito ao cidadão que cumpriu a sua pena, facilitando o reingresso na sociedade.” Ele apela para a sensibilidade do poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação para que dentro do projeto, olhe estes cidadãos e sua condição e sugere a convergência de interesses com o legislativo. “Sem este instrumento não adianta ele sair de lá, porque vai ser condenado aqui fora de novo.”

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti