9 abr 2011 14h26

Secretário de Saúde de Paracatu marca presença no Congresso Nacional

Aconteceu na última semana, 05, a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC´s, da qual o deputado federal Eros Biondini (PTB/MG) foi empossado presidente. Na solenidade, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, estiveram presentes inúmeros representantes destas entidades, além de autoridades ligadas ao tema e outras lideranças da sociedade.

O Noroeste de Minas marcou presença maciça através da presença de representantes de Comunidades Terapêuticas e APAC.

O Secretário de Saúde de Paracatu e Presidente da APAC, Sr. Eurípedes Tobias usou da palavra para destacar a diferença do custo para se manter um condenado em uma cadeia e no sistema APAC e os aspectos positivos do Sistema APAC “-As condições de encarceramento e o envolvimento das famílias dos presos possibilitam a ressocialização, o que não ocorre na maioria das vezes no sistema tradicional.” Destacou Tobias.

Fernando Antonio Silva, Presidente do Grupo Luz e Vida, de Paracatu (Associação de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras) também esteve em Brasília e destacou a importância do trabalho que se inicia. “-Precisamos realmente trazer esta realidade que convivemos e sofremos no interior, nas comunidades aos nossos governantes. O importante é que aqueles que elegemos que tem um poder maior de regulamentar e legislar, não deixem de assumir responsabilidades nesse processo, o que estamos vendo aqui hoje.“ afirmou o Presidente do Grupo Luz e Vida.

Na oportunidade, o deputado Eros Biondini apresentou a Pauta Brasil de Combate às Drogas, documento que consta sugestões de políticas governamentais de prevenção, tratamento e reinserção social dos acometidos pela dependência do álcool e drogas. Para o deputado, que é uma referência na luta contra as drogas há cerca de 20 anos, as comunidades de recuperação são um meio concreto de auxílio no acolhimento e tratamento dos dependentes químicos. Assim como as APAC´s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), consideradas pela ONU um modelo prisional do qual o privado de liberdade tem a chance de reinserir-se a sociedade, principalmente por meio do trabalho.

Entre as autoridades presentes, a Secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas, Dra. Paulina do Carmo, ressaltou a importância da Frente para o país e a disponibilidade do Ministério da Justiça em comungar deste projeto. Em outro momento da instalação, representantes de comunidades terapêuticas e APAC´s falaram de seus principais problemas e anseios.

Ainda em fala, alguns representantes das comunidades, agradeceram o deputado Eros Biondini por erguer a bandeira a favor da vida, com tanto ardor.“É de fundamental importância movimentos que se comovam com a dor do semelhante e que, sem querer nada em troca, nascem para ajudar o seu próximo. Temos que crescer no conhecimento e capacitação para sermos suporte a estas entidades que lutam em defesa da vida. Vamos aumentar a discussão em torno de políticas públicas que auxiliem estas comunidades e sistemas como as APAC´s”, conclui Eros Biondini.

Também estiveram presentes no evento:
Dep. Givaldo Carimbão (PSB/AL) - Presidente de Honra da Frente
Dep. Pastor Eurico (PSB/PE) - Vice-Presidente da Frente
Dep. Ronaldo Nogueira (PTB/RS) - 2º Vice-Presidente da Frente
Dep. João Campos (PSDB/GO) - 3º Vice-Presidente da Frente
Dep. Eduardo da Fonte (PP/PE) - Secretário-Geral da Frente
Dep. Iracema Portella (PP/PI) - 2º Secretário-Geral da Frente
Dep. Reginaldo Lopes (PT/MG)- Presidente da Comissão de Combate as drogas
Sen. Ciro Nogueira (PP/PI) - Tesoureiro da Frente
Dep. Gabriel Chalita (PSB/SP)
Dep. Estadual Célio Moreira (PSDB/MG)
Sen. Magno Malta (PR/ES) - Presidente da Frente Parlamentar da Família
Dra. Paulina Do Carmo - Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas
Cloves Benevides - Subsecretário Antidrogas de MG
Dr. Guilherme Augusto de Faria Soares – Superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais
Wellington Silva Jardim (Eto) - Diretor Geral da Canção Nova
Diácono Nelsinho Correa – Canção Nova
Léo Rabello – Banda Dominus
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti