21 nov 15h42

Prefeitos do Noroeste e Alto Paranaíba participam de missão técnica na Europa

Uma comitiva de 19 prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2022) (PSPE) participam, de 11 a 22 de novembro, em cidades da Espanha e de Portugal, de uma Missão Técnica Internacional com foco nas experiências em políticas públicas destinadas aos pequenos negócios e no desenvolvimento territorial. A iniciativa visa conhecer as melhores práticas aplicadas no mundo como inspiração aos gestores públicos na melhoria dos ambientes de negócios, e na promoção do desenvolvimento econômico local dos seus municípios.

O Sebrae Minas levou oito prefeitos vencedores da etapa estadual, representando os municípios de Carmo do Paranaíba, Cataguases, Chapada Gaúcha, Conselheiro Pena, Couto de Magalhães, Divinópolis, Paracatu e Uberaba. Também integram o grupo o presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões; o diretor de Operações, Marden Magalhães; o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves; e o analista responsável pelo Prêmio em Minas Gerais, Nilo Raposo.

“Esta missão é uma oportunidade para que prefeitos e representantes das cidades vencedoras do PSPE conheçam experiências bem-sucedidas de gestão pública focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico local, e que possam se inspirar com essas ideias para melhorar o ambiente de negócios em seus municípios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.

Em Barcelona, na Espanha, o grupo teve a oportunidade de participar de uma exposição internacional sobre as
 Smart Cities, que deixou de ser uma tendência para integrar a visão estratégica das cidades do futuro. A perspectiva é de que os governantes avancem em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, proporcionando melhor qualidade de vida para seus cidadãos, e fomentando o ambiente de negócios.

Em Lisboa, Portugal, a comitiva pôde conhecer mais sobre os aspectos que tornam o país referência global em inovação de impacto social. O grupo teve acesso a informações sobre: modernização do setor público e fundos comunitários, desenvolvimento regional e a governança local, bem como a estrutura do ecossistema de inovação, e as boas práticas de planejamento para atender às necessidades dos cidadãos

Noroeste mineiro
Duas cidades do Noroeste de Minas estiveram representadas na missão: Chapada Gaúcha e Paracatu. “Além de reconhecer os prefeitos ganhadores do prêmio em Minas Gerais, tendo a região Noroeste e Alto Paranaíba com três vencedores, a missão também é fonte de inspiração e de referência para que os prefeitos levem boas práticas que podem ser aplicadas em nossa região”, destaca o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves.

O prefeito de Paracatu, Igor Santos, destaca que a visita é uma oportunidade de contato com as técnicas mais avançadas de todo o mundo em projetos de cidades inteligentes. “Esperamos aplicar o que estamos conhecendo nas cidades do Brasil e, principalmente, nos territórios onde estamos envolvidos. Paracatu precisa buscar alternativas de desenvolvimento econômico e social, e o Sebrae Minas é um parceiro fundamental para termos projetos empreendedores no município”.

Jair Montagner, de Chapada Gaúcha, salienta a importância da experiência novas visões de mundo. “O sentimento é de poder implantar modelos de sustentabilidade e mobilidade, a fim de transformar a vida das pessoas de nossas cidades.”

Alto Paranaíba
Para o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano, que representa o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), a viagem abre caminho para reconhecer o que está sendo feito na Europa para benefício dos cidadãos. “É uma forma de enxergarmos o futuro e adaptar alguns programas e planejamentos à nossa realidade. Foi perceptível que a tecnologia vai fazer a diferença no futuro das cidades”, finaliza.

Fonte: Henrique Ulhoa



*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 ____________________________________________

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti