16 set 14h38

Candidato ao Governo de Minas associa casos de câncer em Paracatu à Kinross

Candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) ao governo de Minas, Cabo Tristão, associou a atividade da mineradora de ouro Kinross, em Paracatu, na região noroeste do Estado, a casos de câncer na cidade. A referência foi feita durante entrevista para a TV Horizonte, nessa quinta-feira (15), um dia após do candidato ter participado de um debate promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao ser questionado sobre suas intenções na condução de políticas para o meio ambiente, o candidato afirmou que o setor de mineração deve ser conduzido com rigor. "A situação é crime? tem que acusar? tem que tomar multa? Às vezes até uma situação de rever a situação da concessão, então nós vamos rever”, afirmou Cabo Tristão ao abordar o setor de forma geral.

Em seguida, ele fez a associação com doenças na população de Paracatu. “Na situação de meio ambiente temos uma preocupação com Paracatu, por exemplo. É uma das cidades onde tem a Kinross, da questão de ouro, onde é a cidade onde tem mais casos de câncer na América Latina”, disse.

Em 2015, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a aprovar requerimento de audiência pública em Paracatu para averiguar denúncias de que diagnósticos de câncer estariam sendo escondidos dos pacientes. O caso foi levado adiante após uma denúncia de uma moradora da cidade. A liberação de arsênio no ar feita pela Kinross seria a causa dos diagnósticos.

A reportagem entrou em contato com a Kinross e aguarda um retorno. O conteúdo será atualizado em caso de resposta. No site, a empresa afirma que “as conclusões do estudo do Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro (CETEM), com base em estudos epidemiológicos extensos (análises de urina, sangue e amostras de cabelo) de aproximadamente 800 moradores, consideraram “baixa” a exposição humana ao arsênio em Paracatu.

Fonte: O Tempo



*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 ____________________________________________

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti