28 set 2010 17h42

Chuva tímida marca fim da estiagem

Após um longo período de estiagem, os paracatuenses que transitavam pelo centro da cidade finalmente puderam sentir as gotas da chuva, que começaram a cair por volta das 13h de hoje.

A chegada da chuva é muito aguardada por toda a população e principalmente pelos agricultores e entidades protetoras do meio-ambiente, já que o ar úmido e plantas verdes não são favoráveis para as queimadas. Para o vendedor Carlos Silva, a chuva só vem para beneficiar “Estávamos realmente precisando da chuva para diminuir a poeira, o tempo estava seco de mais, muito abafado”.

Precauções no período chuvoso

Assim como o período da seca, a época das chuvas também requer cuidados especiais. Uma atenção redobrada é necessária para controlar o mosquito vetor da Dengue, o Aedes aegypti. A coordenadora de vigilância em saúde Evanir Soares da Fonseca alerta que a população deve tomar cuidado com o lixo, já que este se torna um dos principais depósitos de água parada.

Outro perigo do período chuvoso é o aumento dos acidentes nas estradas. Com a pista molhada, ocorre a diminuição do atrito entre o pneu e o asfalto, o que facilita as derrapagens. Além disso, o fenômeno da aquaplanagem (uma fina camada de água no asfalto faz com que o carro “deslize”, perdendo contato com o chão) também ocorre com bastante freqüência, podendo ser evitado através da redução da velocidade dos veículos e diminuição da carga de caminhões.
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti