24 jun 07h00

História, cultura e tradição: São Domingos celebra a Caretagem

Máscaras, assessórios e fantasias fora do armário. Dança ensaiada, rua enfeitada. Como o cortejo da Caretada para em frente às casas, ao longo de toda a madrugada, a organização da festa fica a cargo dos moradores. “Cada família do São Domingos acolhe a Caretagem da sua forma. Seja com bandeiras, fogueira, farofa, caldos, pipoca e outras comidas típicas”, explica Irene dos Reis de Oliveira, presidente da Associação do São Domingos.

Na noite do dia 23, a comunidade quilombola São Domingos se preparaou para mais uma Caretagem, celebração tradicional que acontece em Paracatu desde o final do século 18, em comemoração a São João Batista.

Vestidos com roupas coloridas e enfeitados com fitas, guizos, estandartes e máscaras, feitas pelos próprios integrantes, a festa começa na tarde de 23 de junho com o levante da bandeira. A partir de então, um grupo de cerca de 30 homens – metade vestida de mulher, metade de homem – dança e canta durante 24 horas, percorrendo as casas e recebendo homenagens e comidas típicas, seguidos com alegria por moradores e visitantes.

O evento, que conta com apoio da Kinross, por meio do Programa Integrar, se encerra no dia 24 (Dia de São João) com o arremate, quando o grupo apresenta todas as sete danças preparadas exclusivamente para a festa, e com um merecido almoço preparado pela própria comunidade. De acordo com Irene, “antes, eram menos pessoas. Hoje em dia, como vem muita gente acompanhar e somos uma comunidade com poucos recursos, essa ajuda é muito importante para conseguirmos receber a todos que vêm prestigiar a nossa festa, com fartura e muita diversão”.

Ela completa que “estávamos com saudade dessa festa maravilhosa, que reúne tanta gente para celebrar nossa cultura e a história de nossa gente, com muita música e dança. Todas as pessoas, paracatuenses ou visitantes, são nossos convidados para acompanhar, dançar e se divertir”.

Fonte/ fotos: Bruno Mafra/Bitenka



*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti