15 jun 11h58

Hoje (15/06) encerra o prazo para inscrição do processo seletivo do IBGE

O processo seletivo simplificado complementar para a contratação temporária de recenseadores do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já está aberto. Minas Gerais é o terceiro Estado com maior oferta, com 4.633 vagas.

No total são 48.535 vagas, distribuídas em todas as unidades da federação, destinadas a quem tem nível fundamental completo. As inscrições, por meio do formulário virtual, podem ser feitas até nesta quarta-feira (15/6). O interessado deve acessar o portal do IBGE. Não há cobrança de taxa.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, a seleção será realizada por análise do currículo. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação, e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explicou.

A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho. Antes do início da coleta do censo, o recenseador passará por um treinamento obrigatório. O edital recomenda que o profissional tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais.

REMUNERAÇÃO
Segundo o IBGE, a principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. A remuneração, que se baseia na produção, pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Q
uem quiser ter uma estimativa de quanto pode receber pode consultar o simulador. A duração de contrato do recenseador está prevista para até três meses.

De acordo com o IBGE, o Estado com o maior número de vagas é São Paulo. São 18.589 recenseadores espalhados por 635 municípios, sendo grande parte deles (5.426) na capital paulista. Já para o Rio Grande do Sul, há 5.185 vagas, distribuídas por 492 municípios.

No geral, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no censo. “Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril”, disse Bruno Malheiros.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, explica Malheiros.

O IBGE informou ainda que as contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745,
“que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Fonte: O Norte de Minas
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
___________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti