26 jan 15h46

Programa ambiental favorece retorno de espécies a áreas protegidas de Paracatu

O trabalho de manejo e monitoramento de fauna e flora que a Kinross faz em suas áreas protegidas e de recuperação ambiental, em Paracatu, tem contribuído, ao longo dos anos, para a manutenção da biodiversidade da região. O sinal mais evidente de que a ação tem sido bem-sucedida é a ocorrência de retorno de animais da fauna silvestre regional nessas áreas.

Na reserva legal de São Domingos foi registrada a ocorrência do cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção e ainda pouco conhecida pela ciência. Nas demais reservas legais e áreas de compensação ambiental, como as fazendas Belo Vale/Vale do Bandeirinha, Córrego Rico e Garricha, por exemplo, a equipe técnica da empresa já observou a presença da onça-parda, também conhecida como sussuarana, gato mourisco, tamanduá-bandeira e anta. “São espécies que hoje em dia a gente verifica em maior incidência”, diz
Alexandre Matos, gerente sênior de Meio Ambiente da Kinross.

Segundo ele, a proteção de áreas favorece o retorno e o desenvolvimento das espécies. Outro ponto importante, é que o manejo de fauna e flora em diferentes áreas leva a uma riqueza de vegetação que possibilita o deslocamento de plantas e animais em áreas anteriormente isoladas e a troca genética entre as espécies.

Entre as ações de manejo e monitoramento, há inspeções periódicas para prevenção de incêndios, avaliação das cercas e presença de invasores. Exemplo destes invasores são gados de propriedades rurais que podem chegar a áreas protegidas e provocar, por exemplo, impacto no solo.
Por isso, a importância da conservação e do manejo das áreas, além da observação do crescimento da cobertura vegetal e das espécies de um ano para o outro.

A empresa já levantou a existência de mais de 200 espécies de aves, cerca de 30 espécies de mamíferos (pequeno, médio e grande porte) e em torno de
  20 espécies de répteis e anfíbios nas áreas protegidas.

Todo esse trabalho e empenho na preservação do meio ambiente tem reflexo direto no território e na qualidade de vida das comunidades de Paracatu. As ações de manejo e de monitoramento não param por aí, pois é preciso garantir que a biodiversidade do município permaneça saudável e preservada.



Fonte: Lara Dornas


*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 ____________________________________________

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti