20 fev 2009 03h33

Almir Paraca faz visita à Votorantim Metais

WebReporter
Membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Almir Paraca (PT-MG) esteve em Vazante, Noroeste de Minas, em visita técnica à Companhia Mineira de Metais, que pertence ao grupo Votorantim Metais, na segunda-feira, 09/12.

A visita do deputado ao município foi provocada por matéria veiculada pela Rede Integração, emissora afiliada à Rede Globo com informações sobre o surgimento de dolinas e a contaminação da água de Vazante e o ajuizamento de Ação Civil Pública por parte do Ministério Público Federal sobre o assunto.

Atendendo o convite da Votorantim, Paraca conheceu a mina, a barragem de decantação de água, o sistema de monitoramento e prevenção, o processo de reutilização de recursos hídricos e outras instalações da empresa. O deputado também reuniu-se com o prefeito, vereadores e lideranças locais para debater a situação.

“Algumas lideranças políticas e comunitárias, assim como representantes de outros segmentos de Vazante afirmam que a matéria é falsa e “requentada”, pois o episódio veiculado teria ocorrido em 1999 e os problemas já teriam sido sanados”, relata o deputado.

Ao tomar conhecimento da matéria o parlamentar solicitou a realização de audiência pública à Comissão de Meio Ambiente, por acreditar que esse é o melhor instrumento de que a Assembléia dispõe para levar informações, promover o debate e esclarecer a população. Mas, após a visita, acatou a sugestão das lideranças de esperar a finalização da Ação Civil Pública para avaliar a necessidade de se realizar a reunião.

O mandato firmou compromisso de obter meios para a realização de um seminário que discutirá desenvolvimento sustentável local e regional, com a participação da empresa e da comunidade.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti