24 jun 2010 04h14

2a Fase da Restauração da Igreja do Rosário deve começar em breve

WebReporter
As obras emergenciais na Igreja do Rosário iniciaram depois de constatado o comprometimento estrutural de toda edificação, acarretado pela degradação da sua estrutura de madeira, principalmente as bases dos esteios e os baldrames, e assim, em agosto de 2009 o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com o Município de Paracatu investiram imediatamente na edificação, no sentido de evitar o arruinamento total ou parcial do imóvel.

O município e o IPHAN realizaram os processos licitatórios das obras de recuperação estrutural, e a empresa vencedora dos certames, iniciou os trabalhos escorando e substituindo as peças mais comprometidas pela umidade e cupins. Inicialmente foi efetuada a prospecção e sondagem dos elementos estruturais. Em seguida foram feitas as escavações para reforço da fundação e recomposição de vínculos estruturais, com trocas de madres, burros, esteios, etc. Os reforços foram efetuados com estrutura de concreto armado e chapas metálicas, dando condição de continuidade aos elementos, fator importante para que toda a estrutura funcione como um conjunto, resistindo bem aos esforços.

Nessa etapa o IPHAN também contratou a recuperação das esquadrias do templo, quando foram tratadas as folhas, ombreiras, vergas e peitoris de todas as janelas e portas, incluindo as ferragens que agora apresentam funcionamento satisfatório. Em alguns casos foi efetuada a substituição da peça de madeira, e em outros, apenas enxerto ou enchimento das mesmas. As portas da fachada principal, além de degradadas e com danos nos enquadramentos, ainda estavam trocadas, e, nesta ocasião, foram instaladas nos devidos locais.

Paralelamente às obras emergenciais, os membros da Comunidade contrataram serviços de intervenção na cobertura da capela-Mor da igreja, que ameaçava desabar, fato que exigiu a retirada do forro já danificado de madeira. A recuperação deste telhado foi efetuada com o reaproveitamento de suas telhas antigas.
Também foi feita pela comunidade, a reforma, troca de telhas e re-colocação do telhado na Sacristia.

O nosso município faz parte do PACH (Plano de Ação das Cidades Históricas). A continuação das Obras da Igreja do Rosário é a 2ª prioridade da pactuação, das mais de 40 ações cadastradas e terá aporte financeiro do IPHAN.

O IPHAN está licitando os projetos de restauração dos elementos artísticos, ou seja, do magnífico altar-Mor, e da arquitetura da igreja como um todo. Neste momento será definida a manutenção ou não das alterações efetuadas ao longo dos anos, bem como todas as diretrizes de intervenção para a recuperação da imagem mais adequada para o templo, no seu interior e na sua parte externa.

O IPHAN já licitou a elaboração dos projetos elétrico, luminotécnico, e de segurança eletrônica, os quais já estão prontos, aguardando a liberação dos recursos para iniciar a obra relativa a estes projetos. A etapa seguinte será a contratação da obra de restauração arquitetônica, e do altar -Mor.

De passo a passo, tendo em vista a dificuldade de recursos para a contratação de todos os serviços necessários, a igreja do Rosário vai tendo garantia da sua preservação, para alegria dos fiéis e de toda a comunidade paracatuense. Protegendo o nosso Bem Cultural com a responsabilidade de transmiti-lo, na plenitude de sua integridade, ás gerações futuras e que ainda estão por vir.

Diante da dificuldade encontrada durante a interdição da Igreja do Rosário, mais uma vez a Comunidade se uniu para resolver esta questão e realizar um antigo sonho, de construir no terreno de propriedade da Igreja, ao lado do Centro Catequético, o Centro Pastoral São Benedito.

Além de acolher com mais comodidade os membros da Comunidade, a intenção da Construção do Centro Pastoral, é preservar a Igreja depois de restaurada, uma vez que irá transferir parte das atividades para o novo espaço, uma vez que a Igreja do Rosário é pequene para a quantidade de pessoas que frequentam os grupos de oração e Celebrações Diversas.

Informações: Secretaria de Cultura e Conselho da Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Fotos: Arquivo da Comunidade Nossa Senhora do Rosário
fullscreen

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti