3 jun 2010 00h37

Kinross Paracatu conquista prêmio nacional

WebReporter
A Kinross Paracatu acaba de receber o “12º Prêmio Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira” como reconhecimento dos resultados alcançados pelo programa 5 Estrelas, voltado para aumentar o comprometimento com segurança dos funcionários e consequentemente reduzir acidentes de trabalho. Promovida pela revista Minérios & Minerales, de São Paulo, com apoio da Câmara da Indústria Mineral da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SindiExtra), a premiação tem como objetivo valorizar os melhores projetos ambientais, de segurança e de produtividade, em desenvolvimento no setor. A cerimônia ocorreu em maio, em Belo Horizonte.

Criado em 2002, o 5 Estrelas tem como foco a motivação dos funcionários na prevenção diária de acidentes por meio de práticas proativas, integradas e participativas. “Quando se fala em Segurança, Saúde e Meio Ambiente, um dos maiores desafios é o comprometimento das pessoas. O programa busca incentivar cada funcionário e a equipe na realização de análises preliminares de risco com maior eficácia”, afirma Ana Lucia Taveira, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A dinâmica é a conquista de cinco estrelas, como resultado da melhoria do desempenho de segurança do funcionário. “Quem tem duas ou três estrelas passa a agir com mais atenção e prudência para conseguir as cinco estrelas. Já o funcionário com quatro ou cinco estrelas melhora a performance para não perdê-las”, completa Lindomar Mesquita, Chefe do Departamento de Segurança da Kinross Paracatu.

Como resultado do envolvimento dos funcionários no programa, os índices de acidentes na Kinross Paracatu diminuem a cada ano. De 2006 a 2009, a empresa alcançou os melhores resultados, fechando o ano com uma taxa de frequência de acidentes com perda de tempo de 0,07 entre funcionários e contratados. Desde 2007, a unidade é certificada pela OHSAS 18001, norma administrada pela British Standard Institution (BSI), o que implica a adoção de procedimentos de gerenciamento de riscos dentro dos mais exigentes padrões internacionais.

Premiação

Mais de 90 projetos concorreram ao “12º Prêmio Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira”, divididos nas categorias preservação ambiental, segurança do trabalho, manutenção, tecnologia para processamento mineral e gestão e tecnologia de lavra. A seleção das 16 empresas vencedoras foi feita por uma comissão formada pelos especialistas Décio Casadei, José Mendo Mizael de Souza e Joseph Young, diretor editorial da revista Minérios & Minerales.

Recentes

Mais Vistos

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti